Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3906
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Florêncio, Gabriela | - |
dc.contributor.author | Diniz, Luisa de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-19T19:20:48Z | - |
dc.date.available | 2013-09-19T19:20:48Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3906 | - |
dc.description.abstract | A imagem social da mulher está em franco processo de reformulação. Para maior compreensão da obra de Virginia Woolf, foi estudada a sociedade britânica a partir do século XIX e as características sociais que passaram a determinar as diferenças de gênero. Esta monografia visa uma investigação exploratória acerca da construção social das diferenças sexistas na sociedade. Com esse intuito, realizaram-se análises bibliográficas de materiais literários da autora Virginia Woolf e de livros históricos que retratam a posição social da mulher. A obra pesquisada expressa os anseios femininos por legitimidade social, por meio do acesso à cultura e à palavra. A partir da pesquisa, foi possível analisar que até o final do século XIX a mulher ocidental não tinha autonomia, que sua independência foi alcançada pelos movimentos feministas, cuja ordem lutava pela vida intelectual delas. Dentre as principais análises, cita-se a inserção da mulher na produção intelectual e cultural no início do século XX, a emancipação feminina e o advento da medicina com métodos contraceptivos, que as libertaram para o ambiente profissional. O papel social feminino restrito a ser apenas mãe, mulher ou amante já não se enquadra mais na sociedade contemporânea, fala-se em multiplicidade de papéis. Em contrapartida, a violência de gênero aumentou nas últimas décadas, criando uma nova fronteira do feminismo. Por fim, constata-se a importância desta pesquisa para o trabalho nas aulas de literatura inglesa, visto que o estilo inovador e revolucionário dos escritos de Virginia Woolf possibilita o desenvolvimento da postura crítica reflexiva, que reconstroem os conhecimentos sobre a realidade do mundo social dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-19T19:20:48Z No. of bitstreams: 1 monog1.pdf: 182291 bytes, checksum: d6c7f7d2304c4c93573b23bfc6442c1f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-09-19T19:20:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monog1.pdf: 182291 bytes, checksum: d6c7f7d2304c4c93573b23bfc6442c1f (MD5) Previous issue date: 2013-06 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Virginia Woolf | pt_BR |
dc.subject | Literatura inglesa | pt_BR |
dc.title | O estudo do gênero feminino sob a análise da obra um teto todo seu, de Virginia Woolf | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-06 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monog1.pdf | 178.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.