Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3907
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araújo, Rosi Valéri Corrêa | - |
dc.contributor.author | Lima, Larissa Costa Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-19T19:25:55Z | - |
dc.date.available | 2013-09-19T19:25:55Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3907 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda o tratamento que a oralidade recebe nas aulas de português em uma escola particular do Distrito Federal. O projeto monográfico foi dividido em três capítulos e tem como objetivo promover a discussão em torno da oralidade e da escrita no contexto escolar. A realização da pesquisa se deu pelas observações feitas no período de estágio supervisionado no 9º ano do Ensino Fundamental. Os autores que conduziram o texto da fundamentação teórica são: Ingedore Villaça Koch (2012), Jânia Martins Ramos (1997), Ataliba Teixeira de Castilho( ), Luiz Antônio Marcuschi(1997) e Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004/2008). A metodologia aplicada possui caráter qualitativo, baseada no modelo interpretativista. A coleta de dados foi realizada por meio de material cedido pela professora regente. Utilizou-se dois questionários estruturados, um realizado com a professora da instituição e outro com os alunos.Sobre a análise de dados foi realizada com a gramática utilizada pelos alunos e as avaliações aplicadas pela professora regente, o que nortearam a produção do capítulo, o que constatou a aplicação dos exercícios descontextualizados, sem a presença de textos com objetivos e finalidades na metodologia utilizada pela professora. Com o resultado alcançado pela pesquisa foi permitido concluir que as aulas de língua portuguesa ainda privilegiam a escrita e a variante culta, não garantindo o espaço necessário para que o aluno pratique a oralidade em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-19T19:25:55Z No. of bitstreams: 1 monog2.pdf: 1053184 bytes, checksum: 662bc11b649e8f4badbb546bf818af9e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-09-19T19:25:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monog2.pdf: 1053184 bytes, checksum: 662bc11b649e8f4badbb546bf818af9e (MD5) Previous issue date: 2013-06 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | A prática da oralidade no 9º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-06 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monog2.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.