Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3907
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Rosi Valéri Corrêa-
dc.contributor.authorLima, Larissa Costa Gomes de-
dc.date.accessioned2013-09-19T19:25:55Z-
dc.date.available2013-09-19T19:25:55Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3907-
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda o tratamento que a oralidade recebe nas aulas de português em uma escola particular do Distrito Federal. O projeto monográfico foi dividido em três capítulos e tem como objetivo promover a discussão em torno da oralidade e da escrita no contexto escolar. A realização da pesquisa se deu pelas observações feitas no período de estágio supervisionado no 9º ano do Ensino Fundamental. Os autores que conduziram o texto da fundamentação teórica são: Ingedore Villaça Koch (2012), Jânia Martins Ramos (1997), Ataliba Teixeira de Castilho( ), Luiz Antônio Marcuschi(1997) e Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004/2008). A metodologia aplicada possui caráter qualitativo, baseada no modelo interpretativista. A coleta de dados foi realizada por meio de material cedido pela professora regente. Utilizou-se dois questionários estruturados, um realizado com a professora da instituição e outro com os alunos.Sobre a análise de dados foi realizada com a gramática utilizada pelos alunos e as avaliações aplicadas pela professora regente, o que nortearam a produção do capítulo, o que constatou a aplicação dos exercícios descontextualizados, sem a presença de textos com objetivos e finalidades na metodologia utilizada pela professora. Com o resultado alcançado pela pesquisa foi permitido concluir que as aulas de língua portuguesa ainda privilegiam a escrita e a variante culta, não garantindo o espaço necessário para que o aluno pratique a oralidade em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-19T19:25:55Z No. of bitstreams: 1 monog2.pdf: 1053184 bytes, checksum: 662bc11b649e8f4badbb546bf818af9e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-19T19:25:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monog2.pdf: 1053184 bytes, checksum: 662bc11b649e8f4badbb546bf818af9e (MD5) Previous issue date: 2013-06en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA prática da oralidade no 9º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-06-
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monog2.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.