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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3920
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Garcia, Fabrício Carlo | - |
dc.contributor.author | Silva, Raquel Portela da | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T13:05:50Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T13:05:50Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3920 | - |
dc.description.abstract | O trabalho aqui apresentado foi uma pesquisa com crianças surdas de seis a nove anos de idade que praticam natação no CEAL-LP/ Brasília. Objetivo: Analisar o nível de desenvolvimento motor de crianças surdas que praticam natação escolar. Revisão da Literatura: A surdez é um problema que adentra o seio da família e provoca constante e profunda transformação e preocupação com o fato de muitas vezes a mesma sentir-se incapaz de suprir essa necessidade da criança. Materiais e Métodos: O trabalho caracterizou-se por ser uma pesquisa de campo quantitativa, de coleta única com análise de frequência na resposta a testes motores agrupados por faixa etária, analisando comparativamente a Idade Cronológica (IC) e Idade Motora (IM). Resultados e Discussão: No grupo de seis anos houve maior incidência de IM>IC (50%); no de sete anos também uma predominância de IM>IC (45%); já no grupo de oito anos a prevalência foi de IM<IC (53%) e o grupo de nove anos apresentou uma distribuição equitativa de IM<IC (50%) e IM=IC (50%). Comparando os grupos com base na frequência modal, não se observou incremento significativo no desenvolvimento motor acima da idade cronológica (IC). Considerações finais: Pelo que foi apresentado, a natação em crianças surdas, veio trazer nova uma perspectiva ao desenvolvimento motor, melhorando a respiração e o equilíbrio. Com o auxilio de jogos, brincadeiras, visando sempre o desenvolvimento da criança, principalmente a surda. Com acompanhamento e intervenção do professor de educação física no contexto escolar, as atividades aquáticas (com exercícios e brincadeiras direcionadas) podem proporcionar o aprimoramento das esferas cognitiva, motora e socioafetiva da criança surda. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-20T13:05:50Z No. of bitstreams: 1 RAQUEL PORTELA DA SILVA.pdf: 646771 bytes, checksum: 632ea180d8d24a53fc65f302dd240d50 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-09-20T13:05:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAQUEL PORTELA DA SILVA.pdf: 646771 bytes, checksum: 632ea180d8d24a53fc65f302dd240d50 (MD5) Previous issue date: 2013-06 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Natação | pt_BR |
dc.title | Análise do nível de desenvolvimento motor de crianças surdas que praticam natação escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-06 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
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