Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMadureira, Ana Flávia do Amaral-
dc.contributor.authorRamos, Ângela Márcia-
dc.date.accessioned2014-02-19T11:46:12Z-
dc.date.available2014-02-19T11:46:12Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4523-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as crenças e concepções de alunos/as e professores/as do Ensino Médio sobre a diversidade sexual e de gênero na escola, no intuito de analisar como as práticas educativas têm se posicionado frente a estas questões. Quanto à metodologia, foram realizadas: (a) 3 entrevistas individuais semiestruturadas com professores do Ensino Médio que permitiram analisar as crenças e concepções destes participantes em relação à  diversidade sexual e de gênero no contexto escolar; (b) 3 entrevistas individuais semiestruturadas com psicólogos clá­nicos na perspectiva de conhecer o possível sofrimento enfrentado pelo público alvo de práticas homofóbicas e suas estratégias de enfrentamento frente a essas práticas, e (c) foram aplicados 31 questionários com os/as alunos/as de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio e com os/as seus/suas respectivos/as professores/as. A utilização de questionários teve como objetivo construir uma visão panorâmica sobre as concepções e crenças desses participantes acerca da diversidade sexual e de gênero no espaço escolar, na perspectiva de conhecer seus possíveis desdobramentos e implicações práticas na vida das pessoas que são alvo da homofobia nesse contexto. Os resultados indicaram que embora já exista um certo respeito pela diversidade sexual humana no espaço escolar, este ainda, apresenta-se como palco de graves tensões e violência contra homossexuais. Neste ambiente ainda é frequente o preconceito e práticas discriminatórias como ofensas, ameaças e segregação, que se configuram como uma grave violação aos direitos e à  própria dignidade humana.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T11:46:12Z No. of bitstreams: 1 Monografia_-_Ângela_1.pdf: 1107621 bytes, checksum: 44d8affa1882ecda4a2c4d0a88f17d1d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-02-19T11:46:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia_-_Ângela_1.pdf: 1107621 bytes, checksum: 44d8affa1882ecda4a2c4d0a88f17d1d (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCrençapt_BR
dc.subjectConcepçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.titleHomofobia no contexto escolar: desafios na construção de uma cultura de pazpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-12-
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_-_Ângela_1.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.