Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4524
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Madureira, Ana Flávia do Amaral | - |
dc.contributor.author | Leite, Carolina Santos | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-19T11:54:11Z | - |
dc.date.available | 2014-02-19T11:54:11Z | - |
dc.date.issued | 2013-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4524 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo analisar as concepções e crenças de professores/as do Ensino Médio sobre diversidade sexual no contexto escolar. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com a construção de conhecimentos que provoquem reflexões crÃticas acerca da diversidade sexual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que partiu da concepção de que os processos identitários correspondem a construções sociais e culturais, em oposição à s visões biologizantes e essencialistas. Foram realizadas seis entrevistas individuais semiestruturadas, com apresentação de imagens previamente selecionadas. Para analisar os resultados foram construÃdas três categorias analÃticas: (1) A homossexualidade na perspectiva dos/as participantes; (2) Atuação dos/as professores/as frente à diversidade sexual no contexto escolar; e (3) Homofobia: quem pode acolher as vÃtimas desse tipo de discriminação? Os resultados indicaram que há um certo distanciamento das concepções e crenças analisadas de uma perspectiva crÃtica sobre a diversidade sexual. Para a maioria dos/as professores/as, a homossexualidade é compreendida e pensada a partir de um viés religioso e, portanto, de cunho moralizante. Isso repercutiu na atuação deles/as que em sua maioria não conseguiu pensar em ações concretas frente à diversidade sexual que fossem além da noção de respeito. Com relação ao papel do psicólogo clÃnico vale destacar a sua importância para as vÃtimas de discriminações devido à orientação sexual, tendo em vista que diante do intenso sofrimento psÃquico a que são vÃtimas, encontram nesse profissional o apoio necessário para a elaboração de estratégias para lidar com práticas que rechaçam as suas formas de viver a sexualidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T11:54:11Z No. of bitstreams: 1 Monografia - Carolina (corrigida).pdf: 1130880 bytes, checksum: 689665f5b46592dad504538627aef8f6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-02-19T11:54:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia - Carolina (corrigida).pdf: 1130880 bytes, checksum: 689665f5b46592dad504538627aef8f6 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Diversidade sexual | - |
dc.subject | Contexto escolar | - |
dc.subject | Discriminação | - |
dc.title | Diversidade sexual no espaço escolar: concepções e crenças dos/as professores/as | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-12 | - |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Carolina (corrigida).pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.