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dc.contributor.advisorRosa, Maria Eneida Matos da-
dc.contributor.authorSilva, Anatalice Mota da-
dc.date.accessioned2014-02-19T18:38:56Z-
dc.date.available2014-02-19T18:38:56Z-
dc.date.issued2013-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4539-
dc.description.abstractO tema deste trabalho acadêmico é averiguar como se dá a inclusão do negro no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, após a Lei 10639/03. Faz um breve percurso do que foi a escravidão e dos argumentos utilizados pelos europeus para dominarem os povos africanos. E ainda discorre sobre as teorias cientificistas do século XIX, que foram utilizadas para justificar a inferioridade do afrodescendente no Brasil, reforçando a discriminação racial, e, tendo como consequência a exclusão social do negro até os dias de hoje. Apresenta como resultado a criação da Lei, que obriga a inserção em todo o Currículo Educacional do ensino de história e culturas africanas e afrobrasileiras. O trabalho também traz a análise de textos de livros didáticos do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa distribuídos pelo MEC e adotados pelas escolas do Distrito Federal. Como resultado da pesquisa, constatou-se que nesses compêndios, mesmo após a implementação da Lei, há textos que reforçam o racismo no espaço escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T18:38:56Z No. of bitstreams: 1 Monografia_Anatalice_Uniceub.pdf: 483486 bytes, checksum: 8b0451ba657b075f778b0e0f770f800d (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA inclusão social do negro no livro didático de lí­ngua portuguesa do ensino fundamental após a implementação da Lei 10.639/03pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-02-19-
Appears in Collections:LET - Graduação

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