Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4545
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Rodrigo | - |
dc.contributor.author | Lima, Marlon Evangelista de | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-19T19:07:33Z | - |
dc.date.available | 2014-02-19T19:07:33Z | - |
dc.date.issued | 2013-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4545 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo compreender os processos envolvidos no emprego da pontuação, mediante a análise do uso da vírgula em intercalações nos documentos oficiais de determinado órgão federal. A espécie documental, objeto de investigação, foi a nota técnica por apresentar mais aspectos subjetivos do que os outros tipos documentais. Para a fundamentação dos capítulos teóricos, utilizaram-se os estudos de teóricos como Bechara (1999), Cunha & Cintra (2008) e Luft (2009) para o embasamento do viés normativo da pontuação; e os estudos de teóricos como Muniz (s/d), Câmara (s/d) e Silva relacionando-se à perspectiva discursiva. Os seguintes procedimentos metodológicos foram empregados na realização da pesquisa: a análise textual das notas técnicas e a realização de entrevistas com o revisor e com os analistas elaboradores, ambos os procedimentos basearam-se nos métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa. Foram analisadas, ao todo, dez notas, durante o período de duas semanas. Os resultados mostraram que a maioria dos analistas conhece as regras relativas ao emprego da vírgula, principalmente as que se referem à virgulação nas intercalações, mas, ainda assim, não pontuam de forma adequada. Isso demonstra que somente a memorização de regras, por si só, não é suficiente para um bom uso desse sinal, sendo necessário compreender a pontuação em perspectiva mais ampla. Uma das conclusões a que se chegou diz respeito à necessidade de se propor um ensino diferenciado da pontuação, que abranja, entre outros aspectos, o critério discursivo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T19:07:33Z No. of bitstreams: 1 TCC 26-11-13-1652.pdf: 492249 bytes, checksum: 8954b412609643ba737cf5b3a8d6e758 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-02-19T19:07:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC 26-11-13-1652.pdf: 492249 bytes, checksum: 8954b412609643ba737cf5b3a8d6e758 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Vírgula | pt_BR |
dc.subject | Intercalação | pt_BR |
dc.subject | Texto oficial | pt_BR |
dc.subject | Sinais de pontuação | pt_BR |
dc.title | O uso das vírgulas nas intercalações em textos oficiais: reflexão, análise e apropriação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-02-19 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC 26-11-13-1652.pdf | 480.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.