Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4546
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Rosi Valéri Corrêa-
dc.contributor.authorBastos, Macilea Oliveira-
dc.date.accessioned2014-02-19T19:11:13Z-
dc.date.available2014-02-19T19:11:13Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4546-
dc.description.abstractEste trabalho é um instrumento de reflexão que apresentou como principal objetivo a discussão da temática do ensino de leitura nas escolas. Por se acreditar que o docente é o principal agente mediador na formação de leitores críticos, dentro da escola, pretendeu-se investigar até que medida os métodos de ensino aplicados, em sala, estão sendo eficazes na formação de tais leitores. Com base nas propostas dos PCNs (1998), discutiu-se, neste trabalho, por meio do método qualitativo, a importância da leitura no desenvolvimento social e intelectual do indivíduo. Foi realizada uma pesquisa etnográfica fundamentada com base nas teorias de Koch e Elias (2010), Marchuschi (2008), Antunes (2009), entre outros autores, na qual se observou a metodologia de ensino de uma professora de Língua Portuguesa que leciona em uma escola pública do DF, além de entrevistas e a análise de leitura com três alunos, dessa educadora. A avaliação da leitura foi feita por intermédio de protocolos verbais, uma estratégia metodológica que Bortoni-Ricardo (2012) julga eficiente na avaliação do estágio leitor do aluno, cujo principal objetivo foi analisar o nível de leitura em que se encontravam esses estudantes, que cursavam o Ensino Fundamental II. O resultado deste trabalho mostrou que o método de ensino da professora foi pouco eficiente para a formação de leitores competentes; já a análise dos protocolos salientou que os estudantes apresentavam habilidades de leitura aquém do esperado para a série em que se encontravam.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T19:11:13Z No. of bitstreams: 1 Monografia, Macilea Oliveira Bastos - RA21081401.pdf: 505800 bytes, checksum: e84f4641e0f2a2466362d791099f27aa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-02-19T19:11:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia, Macilea Oliveira Bastos - RA21081401.pdf: 505800 bytes, checksum: e84f4641e0f2a2466362d791099f27aa (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLeitura e competência leitorapt_BR
dc.titleEnsino de leitura: uma abordagem social que não pode se limitar à decodificação de textospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-02-19-
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia, Macilea Oliveira Bastos - RA21081401.pdf493.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.