Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4546
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araújo, Rosi Valéri Corrêa | - |
dc.contributor.author | Bastos, Macilea Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-19T19:11:13Z | - |
dc.date.available | 2014-02-19T19:11:13Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4546 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é um instrumento de reflexão que apresentou como principal objetivo a discussão da temática do ensino de leitura nas escolas. Por se acreditar que o docente é o principal agente mediador na formação de leitores críticos, dentro da escola, pretendeu-se investigar até que medida os métodos de ensino aplicados, em sala, estão sendo eficazes na formação de tais leitores. Com base nas propostas dos PCNs (1998), discutiu-se, neste trabalho, por meio do método qualitativo, a importância da leitura no desenvolvimento social e intelectual do indivíduo. Foi realizada uma pesquisa etnográfica fundamentada com base nas teorias de Koch e Elias (2010), Marchuschi (2008), Antunes (2009), entre outros autores, na qual se observou a metodologia de ensino de uma professora de Língua Portuguesa que leciona em uma escola pública do DF, além de entrevistas e a análise de leitura com três alunos, dessa educadora. A avaliação da leitura foi feita por intermédio de protocolos verbais, uma estratégia metodológica que Bortoni-Ricardo (2012) julga eficiente na avaliação do estágio leitor do aluno, cujo principal objetivo foi analisar o nível de leitura em que se encontravam esses estudantes, que cursavam o Ensino Fundamental II. O resultado deste trabalho mostrou que o método de ensino da professora foi pouco eficiente para a formação de leitores competentes; já a análise dos protocolos salientou que os estudantes apresentavam habilidades de leitura aquém do esperado para a série em que se encontravam. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T19:11:13Z No. of bitstreams: 1 Monografia, Macilea Oliveira Bastos - RA21081401.pdf: 505800 bytes, checksum: e84f4641e0f2a2466362d791099f27aa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-02-19T19:11:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia, Macilea Oliveira Bastos - RA21081401.pdf: 505800 bytes, checksum: e84f4641e0f2a2466362d791099f27aa (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Leitura e competência leitora | pt_BR |
dc.title | Ensino de leitura: uma abordagem social que não pode se limitar à decodificação de textos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-02-19 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia, Macilea Oliveira Bastos - RA21081401.pdf | 493.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.