Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4548
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Tiago de Aguiar | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Kênia Bispo | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-19T19:23:13Z | - |
dc.date.available | 2014-02-19T19:23:13Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4548 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho busca verificar, mediante a análise de questões que envolvam o conteúdo "concordância verbal", se a visão funcional da língua proposta pelos PCN (BRASIL, 2000) para o Ensino Médio está sendo aplicada em provas de concursos públicos que exijam este grau de instrução. Para tal fim, são apontadas as implicações, no ensino, das concepções funcionalista e formalista na visão de língua, bem como o desdobramento de uma ou outra concepção na abordagem do conteúdo "concordância verbal". Após a discussão acerca das provas nas quais as questões estão inseridas, suas características e modo como se apresentam, é feita uma introdução sobre a importância dos concursos públicos no país, a apresentação das bancas CESPE e ESAF, como aquelas de maior destaque no ramo de elaboração de provas de certames públicos e, finalmente, é realizada a análise qualitativa de 24 questões de ambas as bancas, sob o enfoque do item gramatical concordância verbal, para aferir a predominância de uma ou outra concepção linguística em cada banca. Como parâmetro, é feita a análise de uma questão do Enem, que apresenta todas as características funcionais solicitadas pelos PCN, como parâmetro às demais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T19:23:13Z No. of bitstreams: 1 TCC_revisão_final_Kênia_Impressão(1).pdf: 3260672 bytes, checksum: e497986828faa49852f7459958d82d1e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-02-19T19:23:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_revisão_final_Kênia_Impressão(1).pdf: 3260672 bytes, checksum: e497986828faa49852f7459958d82d1e (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Funcionalismo | pt_BR |
dc.subject | Estruturalismo | pt_BR |
dc.subject | Concordância verbal | pt_BR |
dc.subject | Enem | pt_BR |
dc.subject | Concurso público | pt_BR |
dc.title | Concordância verbal em questões de nível médio de concursos públicos: mecanismo linguístico do texto ou simples memorização de regras? | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-02-19 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_revisão_final_Kênia_Impressão(1).pdf | 3.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.