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dc.contributor.advisorRodrigues, Tiago de Aguiar-
dc.contributor.authorPinheiro, Kênia Bispo-
dc.date.accessioned2014-02-19T19:23:13Z-
dc.date.available2014-02-19T19:23:13Z-
dc.date.issued2013-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4548-
dc.description.abstractEste trabalho busca verificar, mediante a análise de questões que envolvam o conteúdo "concordância verbal", se a visão funcional da língua proposta pelos PCN (BRASIL, 2000) para o Ensino Médio está sendo aplicada em provas de concursos públicos que exijam este grau de instrução. Para tal fim, são apontadas as implicações, no ensino, das concepções funcionalista e formalista na visão de língua, bem como o desdobramento de uma ou outra concepção na abordagem do conteúdo "concordância verbal". Após a discussão acerca das provas nas quais as questões estão inseridas, suas características e modo como se apresentam, é feita uma introdução sobre a importância dos concursos públicos no país, a apresentação das bancas CESPE e ESAF, como aquelas de maior destaque no ramo de elaboração de provas de certames públicos e, finalmente, é realizada a análise qualitativa de 24 questões de ambas as bancas, sob o enfoque do item gramatical concordância verbal, para aferir a predominância de uma ou outra concepção linguística em cada banca. Como parâmetro, é feita a análise de uma questão do Enem, que apresenta todas as características funcionais solicitadas pelos PCN, como parâmetro às demais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T19:23:13Z No. of bitstreams: 1 TCC_revisão_final_Kênia_Impressão(1).pdf: 3260672 bytes, checksum: e497986828faa49852f7459958d82d1e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-02-19T19:23:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_revisão_final_Kênia_Impressão(1).pdf: 3260672 bytes, checksum: e497986828faa49852f7459958d82d1e (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectFuncionalismopt_BR
dc.subjectEstruturalismopt_BR
dc.subjectConcordância verbalpt_BR
dc.subjectEnempt_BR
dc.subjectConcurso públicopt_BR
dc.titleConcordância verbal em questões de nível médio de concursos públicos: mecanismo linguístico do texto ou simples memorização de regras?pt_BR
dc.date.criacao2014-02-19-
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