Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4563
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Dança: contribuições para o desenvolvimento integral de crianças na educação física escolar |
Authors: | Silva, Alex Ulhoa |
metadata.dc.contributor.advisor: | Medina, Alice Maria Corrêa |
Abstract: | Introdução: A presente pesquisa trata-se de um artigo de revisão que examina a dança como uma área de intervenção para o desenvolvimento integral do aluno na educação física escolar, indicando as contribuições e a necessidade da dança nesse contexto. Objetivo: Apontar as contribuições da dança no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo e motor na educação física escolar. Materiais e métodos: Este trabalho foi executado por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada em artigos e revistas, qualificando-o como um trabalho do tipo exploratório. Revisão da literatura: A dança proporciona grandes benefícios principalmente na educação física escolar. A dança na escola pode contribuir entre outros aspectos para uma melhora significativa nos hábitos saudáveis e na postura (BRASILEIRO 2008). A presença da dança como elemento da cultura corporal poderá promover o prazer e bem-estar que não é muitas vezes valorizada no âmbito formal da escola, estimulando a imaginação, a criatividade e a comunicação não verbal em diálogos corporais. (FERNANDES, ROCHA e ALCADES 2011). Considerações finais: A proposta deste artigo foi reverberar sobre a importância da dança e seus principais benefícios corporais e psicológicos, apontando as contribuições da dança no desenvolvimento integral na educação física escolar. |
Keywords: | Dança Desenvolvimento integral Educação física |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4563 |
Issue Date: | Sep-2013 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALEX ULHOA SILVA.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.