Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4566
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMedina, Alice Maria Corrêa-
dc.contributor.authorCorreia, Caio Gonçalves-
dc.date.accessioned2014-03-27T12:13:51Z-
dc.date.available2014-03-27T12:13:51Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4566-
dc.description.abstractIntrodução: Dentre os tipos de jogos existentes o jogo cooperativo é considerado como um dos jogos mais inclusivos e participativos para os alunos. Pode promover a autoestima, formar o indivíduo integralmente e valorizar trabalhos em equipe são alguns fatores que os jogos cooperativos podem estimular. Objetivo: Apresentar os jogos cooperativos como ferramenta de inclusão, combate ao bullying e como meio de desenvolvimento das crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Materiais e métodos: O estudo foi realizado através de uma pesquisa por meio de um levantamento bibliográfico e de uma leitura seletiva de artigos científicos de 1978 a 2013. Revisão de literatura: O jogo possui uma ideia ampla, podendo assim ser abordado de diferentes formas (DARIDO e RANGEL, 2008). É considerado por sua importância na formação do indivíduo, possuindo entre outros o objetivo de aproximar os alunos desenvolvendo a socialização. Os jogos cooperativos podem promover mudanças no relacionamento dos alunos com outras pessoas (SOLER, 2005), assim como resgatar valores objetivando o desenvolvimento pessoal e social do indivíduo fazendo com que a criança relacione acontecimentos do jogo com os vividos no seu cotidiano é algo significativo para os alunos e professores. (SILVA, 2012). Considerações Finais: A utilização dos jogos cooperativos pode ser um aliado na formação da personalidade dos alunos e instrumento para prevenção do bullying e a exclusão durante as aulas de educação física.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-03-27T12:13:51Z No. of bitstreams: 1 CAIO GONÇALVES CORREIA.pdf: 1237248 bytes, checksum: ecef8cb78fe8d0b758fc4996fbdcc0cd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-03-27T12:13:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAIO GONÇALVES CORREIA.pdf: 1237248 bytes, checksum: ecef8cb78fe8d0b758fc4996fbdcc0cd (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogo cooperativopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleAs contribuições dos jogos cooperativos nos primeiros anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-11-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAIO GONÇALVES CORREIA.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.