Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4566
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Medina, Alice Maria Corrêa | - |
dc.contributor.author | Correia, Caio Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-27T12:13:51Z | - |
dc.date.available | 2014-03-27T12:13:51Z | - |
dc.date.issued | 2013-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4566 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Dentre os tipos de jogos existentes o jogo cooperativo é considerado como um dos jogos mais inclusivos e participativos para os alunos. Pode promover a autoestima, formar o indivíduo integralmente e valorizar trabalhos em equipe são alguns fatores que os jogos cooperativos podem estimular. Objetivo: Apresentar os jogos cooperativos como ferramenta de inclusão, combate ao bullying e como meio de desenvolvimento das crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Materiais e métodos: O estudo foi realizado através de uma pesquisa por meio de um levantamento bibliográfico e de uma leitura seletiva de artigos científicos de 1978 a 2013. Revisão de literatura: O jogo possui uma ideia ampla, podendo assim ser abordado de diferentes formas (DARIDO e RANGEL, 2008). É considerado por sua importância na formação do indivíduo, possuindo entre outros o objetivo de aproximar os alunos desenvolvendo a socialização. Os jogos cooperativos podem promover mudanças no relacionamento dos alunos com outras pessoas (SOLER, 2005), assim como resgatar valores objetivando o desenvolvimento pessoal e social do indivíduo fazendo com que a criança relacione acontecimentos do jogo com os vividos no seu cotidiano é algo significativo para os alunos e professores. (SILVA, 2012). Considerações Finais: A utilização dos jogos cooperativos pode ser um aliado na formação da personalidade dos alunos e instrumento para prevenção do bullying e a exclusão durante as aulas de educação física. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-03-27T12:13:51Z No. of bitstreams: 1 CAIO GONÇALVES CORREIA.pdf: 1237248 bytes, checksum: ecef8cb78fe8d0b758fc4996fbdcc0cd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-03-27T12:13:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAIO GONÇALVES CORREIA.pdf: 1237248 bytes, checksum: ecef8cb78fe8d0b758fc4996fbdcc0cd (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jogo cooperativo | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | As contribuições dos jogos cooperativos nos primeiros anos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-11 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAIO GONÇALVES CORREIA.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.