Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMota, Marcio Rabelo-
dc.contributor.authorBorges, Dilaynia Araujo Barcelos-
dc.date.accessioned2014-03-27T12:21:02Z-
dc.date.available2014-03-27T12:21:02Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4568-
dc.description.abstractIntrodução: O presente estudo foi desenvolvido com crianças de oito anos de uma instituição particular de ensino fundamental, levando-se em consideração o desenvolvimento motor e o equilíbrio desses indivíduos. Objetivo: Objetivou-se realizar uma análise dos índices de coordenação motora e equilíbrio em escolares de 8 anos de idade do ensino fundamental. Materiais e Métodos: O estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa de corte transversal e seleção de amostras por conveniência, composta de 30 alunos (13 meninas e 17 meninos) de 8 anos de idade, do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do DF que foram submetidos a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM),a qual compreende 6 baterias de testes (Anexo 3), no presente estudo foram utilizado somente os testes de (1) motricidade fina, (2) motricidade global, (3) equilíbrio, considerando critérios como a idade, aptidão física. Resultados Constatou-se que a motricidade fina foi o único resultado onde o maior percentual apresentou a Idade Motora igual a Idade Cronológica. Sendo que nos outros resultados, o que prevaleceu foi a IM menor que a IC, sendo 50% em motricidade global e 70% em equilíbrio. Considerações Finais: O resultado do presente estudo mostrou que os níveis de coordenação motora fina estão dentro da normalidade, já motricidade global e equilíbrio estão inferior a IC, dessa maneira estudos adicionais devem ser realizados para avaliarem a eficiência do presente estudo. Desta forma, alcançou-se o objetivo proposto através da realização uma análise dos índices de coordenação motora e equilíbrio em escolares de 8 anos de idade do ensino fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-03-27T12:21:02Z No. of bitstreams: 1 EDILAYNIA ARAUJO BARCELOS BORGES.pdf: 1433667 bytes, checksum: a0e0b35b39a42ec8f5c4a594b58a11a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-03-27T12:21:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDILAYNIA ARAUJO BARCELOS BORGES.pdf: 1433667 bytes, checksum: a0e0b35b39a42ec8f5c4a594b58a11a7 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectMotricidade finapt_BR
dc.subjectMotricidade globalpt_BR
dc.subjectEquilíbriopt_BR
dc.titleAnálise dos índices de coordenação motora e equilíbrio em escolares do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-11-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILAYNIA ARAUJO BARCELOS BORGES.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.