Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4572
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dantas, Renata Aparecida Elias | - |
dc.contributor.author | Valentim, Helen Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-27T12:33:32Z | - |
dc.date.available | 2014-03-27T12:33:32Z | - |
dc.date.issued | 2013-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4572 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O senso comum organiza a sua fala baseada na espontaneidade e na superficialidade, logo faz generalizações apressadas. Isso pode ser constatado quando refere-se a educação e ao que motiva meninos e meninas a participarem das aulas de Educação Física. Rever essa postura é fundamental para todo qualquer professor de Educação Física. Objetivo: O presente estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a temática da motivação no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física e suas relações com a questões de gênero.Materiais e Métodos:O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de artigos e livros, caracterizando este trabalho como uma pesquisa de natureza exploratória. Foram identificados artigos e/ou trabalhos científicos publicados em periódicos relevantes, disponíveis para consulta em base de dados, tais como, Scielo, Google acadêmico, ou nos portais específicos de alguns periódicos. Revisão da Literatura: Na primeira parte, após apresentar os elementos constitutivos do ambiente escolar, definiu-se motivação e a aprendizagem, bem como suas relações com a Educação Física Escolar; posteriormente discutiu-se as origens das motivações e suas relações com o gênero nas aulas de Educação Física, evidenciando o papel da cultura como criador de estereótipos e, por fim mostrou-se a importância do planejamento das aulas de Educação Física. Considerações Finais: Conclui-se que para uma prática pedagógica eficiente é fundamental que o professor compreenda bem os elementos que constituem o ambiente escolar de maneira dialética, seja um bom observador do comportamento dos alunos e que saiba selecionar seus planejamentos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-03-27T12:33:32Z No. of bitstreams: 1 HELEN CRISTINA VALENTIM.pdf: 378838 bytes, checksum: afeff8fe0043435094502e6afb10f812 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-03-27T12:33:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HELEN CRISTINA VALENTIM.pdf: 378838 bytes, checksum: afeff8fe0043435094502e6afb10f812 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | A motivação no processo de ensino-aprendizagem e a questão de gênero na educação física escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-11 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HELEN CRISTINA VALENTIM.pdf | 369.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.