Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4572
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDantas, Renata Aparecida Elias-
dc.contributor.authorValentim, Helen Cristina-
dc.date.accessioned2014-03-27T12:33:32Z-
dc.date.available2014-03-27T12:33:32Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4572-
dc.description.abstractIntrodução: O senso comum organiza a sua fala baseada na espontaneidade e na superficialidade, logo faz generalizações apressadas. Isso pode ser constatado quando refere-se a educação e ao que motiva meninos e meninas a participarem das aulas de Educação Física. Rever essa postura é fundamental para todo qualquer professor de Educação Física. Objetivo: O presente estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a temática da motivação no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física e suas relações com a questões de gênero.Materiais e Métodos:O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de artigos e livros, caracterizando este trabalho como uma pesquisa de natureza exploratória. Foram identificados artigos e/ou trabalhos científicos publicados em periódicos relevantes, disponíveis para consulta em base de dados, tais como, Scielo, Google acadêmico, ou nos portais específicos de alguns periódicos. Revisão da Literatura: Na primeira parte, após apresentar os elementos constitutivos do ambiente escolar, definiu-se motivação e a aprendizagem, bem como suas relações com a Educação Física Escolar; posteriormente discutiu-se as origens das motivações e suas relações com o gênero nas aulas de Educação Física, evidenciando o papel da cultura como criador de estereótipos e, por fim mostrou-se a importância do planejamento das aulas de Educação Física. Considerações Finais: Conclui-se que para uma prática pedagógica eficiente é fundamental que o professor compreenda bem os elementos que constituem o ambiente escolar de maneira dialética, seja um bom observador do comportamento dos alunos e que saiba selecionar seus planejamentos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-03-27T12:33:32Z No. of bitstreams: 1 HELEN CRISTINA VALENTIM.pdf: 378838 bytes, checksum: afeff8fe0043435094502e6afb10f812 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-03-27T12:33:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HELEN CRISTINA VALENTIM.pdf: 378838 bytes, checksum: afeff8fe0043435094502e6afb10f812 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleA motivação no processo de ensino-aprendizagem e a questão de gênero na educação física escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-11-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELEN CRISTINA VALENTIM.pdf369.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.