Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4577
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dutra, Maurílio Tiradentes | - |
dc.contributor.author | Morais, Lucas Melo Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-27T13:57:43Z | - |
dc.date.available | 2014-03-27T13:57:43Z | - |
dc.date.issued | 2013-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4577 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O desenvolvimento motor é uma ação que atua ao longo da vida de todo o indivíduo. É também uma alteração que tem sequência lógica, indo do mais fácil para o mais complexo. O Desenvolvimento de Habilidades Motoras é um comportamento de conteúdos do desenvolvimento motor, que tem por objetivo, compreender e entender as tentativas de locomover em várias formas e em várias direções. Já a Aprendizagem Motora tem uma sequência muito importante de execução de movimento crescente. Objetivo: Revisar a influência do desenvolvimento motor em escolares do primeiro ciclo do ensino fundamental. Materiais e Métodos: O trabalho foi desenvolvido a partir de artigos científicos, onde foi realizado um levantamento dos dados referentes ao estudo. A pesquisa caracterizou pela leitura exploratória, onde, foram analisados os conteúdos dos artigos e relato de cada autor em relação à importância no desenvolvimento motor nas séries iniciais. Referencial Teórico: Segundo Haywood e Getchell (2004), o desenvolvimento motor se refere ao processo de mudança no movimento contínuo, é relacionado à idade, no ambiente e nas tarefas que induzem essas mudanças, com isso toda mudança na execução do movimento é desenvolvimento. Para Maforte (2007), as fases do desenvolvimento motor têm que ter como finalidade a compreensão das faixas etárias de cada fase do desenvolvimento, deve ser compreendido como referência e não como uma regra fixa que tem que ser seguida a risca. Segundo Santos, Dantas e Oliveira (2004), a criança quando tem um estímulo na execução do movimento torna-se capaz de executar movimentos mais complexos e de interagir com o meio ambiente. Para Chiviacowsky (2007), a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades motoras estão estreitamente relacionados com o nível de desenvolvimento motor, com isso gera a capacidade de processar informações. Considerações Finais: A prática de atividades motoras deve ser regular, dando-se mais ênfase na habilidade motora que gera o desenvolvimento global da criança, que tem como finalidade a coordenação motora que pode ser ativada com atividades específicas de coordenação para a produção de movimentos que apresentem relação com as habilidades motoras. A influência de uma intervenção motora tende a oferecer à criança o trabalho de coordenação, habilidade e de desenvolvimento motor conforme a sua idade cronológica. O profissional de Educação Física tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento motor da criança, promovendo atividades rudimentares que se dá mais ênfase na infância. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-03-27T13:57:43Z No. of bitstreams: 1 LUCAS MELO SOARES DE MORAIS.pdf: 1113492 bytes, checksum: 60ac7a39aadfcb2b216f7ebfafc2b8c2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-03-27T13:57:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCAS MELO SOARES DE MORAIS.pdf: 1113492 bytes, checksum: 60ac7a39aadfcb2b216f7ebfafc2b8c2 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Habilidade motora | pt_BR |
dc.subject | Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento motor em escolares do primeiro ciclo do ensino fundamental e o papel do professor de educação física | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-11 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUCAS MELO SOARES DE MORAIS.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.