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dc.contributor.advisorMota, Marcio Rabelo-
dc.contributor.authorCunha, Nickson Yago Ribeiro da-
dc.date.accessioned2014-03-27T18:17:18Z-
dc.date.available2014-03-27T18:17:18Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4581-
dc.description.abstractIntrodução: A aptidão física é definida como o estado no qual o individuo possa realizar as atividades de vida diária com vigor, eficácia e com baixo gasto calórico. A flexibilidade é um importante componente da aptidão física relacionado à  saúde e ao desempenho, cujo pode ser definida como a amplitude máxima passiva fisiológica de um dado movimento articular. Objetivo: Verificar o efeito do alongamento estético em escolares do ensino fundamental, durante oito (8) semanas de intervenção. Materiais e Métodos: O estudo será caracterizado como quantitativo, com amostra comparativa, pelo qual obteve-se dados acerca do teste de flexibilidade em vinte e nove (29) escolares de 9 a 11 anos do ensino fundamental do Colégio JK / PR2 Esportes. Os alunos foram divididos em Grupo Controle (GC) n=14 e Grupo Experimental (GE) n=15, no qual somente o GE teve sua rotina de aulas de educação física modificada. Resultados: Observa-se que foram identificadas diferenças significativas no nível de flexibilidade quando há uma comparação em momentos Pré e Pós no Grupo Controle (23,893±5,54 e 22,607±5,94) respectivamente, quanto ao Grupo Experimental os valores Pré e Pós (19,867±4,11 e 24,733±3,96), sendo o valor de (pâ 0,05). Conclusão: O alongamento estático é efetivo para aumento de amplitude de movimento (ADM), dos músculos isquiotibiais e extensores do tronco, pois este método provoca aumento da ADM nas propriedades viscoelásticas do músculo, portanto pelo benefício que o treinamento dessa variável pode acarretar para os indivíduos, além da prevenção de doenças hipocinéticas é de suma importância a organização dos professores da área de Educação Física Escolar (EFE), salientar e desenvolver planejamentos além de executar aulas acerca dessa temática, uma vez que mesmo sendo parte do componente curricular da EFE, é pouco utilizada, sendo sempre substituída pelos esportes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-03-27T18:17:18Z No. of bitstreams: 1 NICKSON YAGO RIBEIRO DA CUNHA.pdf: 1017668 bytes, checksum: 8f944aaf092a4f90688dd431253fb673 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFlexibilidade em escolarespt_BR
dc.subjectAptidão física relacionada à saúdept_BR
dc.subjectAlongamentopt_BR
dc.titleEfeito do treinamento de flexibilidade em escolares de 9 a 11 anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-11-
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