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metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação dos benefícios da psicomotricidade na educação infantil
Authors: Bermudez, Rafael Bermudez de
metadata.dc.contributor.advisor: Medina, Alice Maria Corrêa
Abstract: Introdução: O presente estudo trata-se de um artigo de revisão literária que discorre sobre a psicomotricidade na Educação Infantil. São apontados os benefícios e as contribuições da psicomotricidade em crianças. Objetivo: Avaliar os benefícios da psicomotricidade nas aulas de Educação Física na Educação Infantil. Materiais e Métodos: Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica feita em artigos, revistas e livros, qualificando-o como um trabalho do tipo exploratório. Revisão da Literatura: Atualmente, a psicomotricidade é reconhecida como a integração dos aspectos motores, mentais e emocionais. Como resultado da relação entre a criança e o meio é uma estratégia e recurso na concretização da consciência corporal (FONSECA, 1998). Jean Le Boulch (1987), foi um dos pioneiros na aplicação da educação psicomotora nas aulas de educação física e afirma que a psicomotricidade educativa nasceu na França, em 1966. No Brasil, considera-se que a psicomotricidade foi verdadeiramente difundida no ano de 1968. Segundo Le Boulch (1987), no processo escolar a educação pelo movimento é essencial, visto que seu objetivo principal é auxiliar no desenvolvimento motor da criança. Considerações Finais: Este estudo concluiu que a psicomotricidade é essencial para o desenvolvimento global da criança, porém é pouco utilizada pelos professores de Educação Física.
Keywords: Psicomotricidade
Educação física
Educação infantil
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4585
Issue Date: Nov-2013
Appears in Collections:EDF - Graduação

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