Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4611
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMedeiros, Carlos Augusto de-
dc.contributor.authorPereira, Helen Carolina Ferreira-
dc.date.accessioned2014-03-28T19:31:23Z-
dc.date.available2014-03-28T19:31:23Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.citationPEREIRA, Helen Carolina Ferreira. "500 dias com ela": análise comportamental de relações afetivas. 2013. 87 f. Monografia (Graduação em Psicologia)-Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasí­lia, 2013.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4611-
dc.description.abstractA análise de produções culturais como livros, filmes e músicas tem sido útil para auxiliar o entendimento de conceitos da Análise do Comportamento. O filme "500 dias com Ela", uma comédia romântica que trata de relações amorosas, é especialmente rico para a compreensão destes conceitos. Isso quando lançados sobre a dinâmica relacional dos personagens um enfoque comportamental. O enredo gira em torno da relação do casal Tom Hansem e Summer Finn. Tom, influenciado pelos modelos sociais apresentados em músicas, filmes e literatura, acreditava que somente quando encontrasse sua predestinada para viver uma relação afetiva/sexual é que poderia ser feliz. Summer, por sua vez não acreditava na mesma coisa, para ela liberdade era fundamental e a felicidade não estava condicionada ao estabelecimento de uma relação nos moldes tradicionais dos mitos do amor romântico. O sofrimento vivenciado por Tom em decorrência do termino do relacionamento faz com que ele questione sua visão de amor como elemento fundamental para ser feliz. Para a análise do comportamento dos protagonistas foram utilizados os conceitos de comportamento emocional, onde Tom apresenta em diversas cenas respostas emocionais respondentes e operantes; alguns conceitos de comportamento verbal, como significado pelo uso, e os operantes tato, tato distorcido, intraverbal e respostas de racionalização apresentadas na comunicação entre os personagens; modelação inversa, questão de gênero e autorregras no comportamento de Summer; e por fim aprendizagem vicariante e o controle por regras dos comportamentos de Tom, onde foram analisados os mitos do amor romântico transmitidos pelos meios de produção cultural, como livros, revistas, filmes e músicas, que influenciam sobre modo a maneira das pessoas se comportarem dentro do contexto de relações afetivas. Além de auxiliar a compreensão dos conceitos da Análise do Comportamento, este trabalho é especialmente útil por questionar o controle que algumas regras imprecisas exercem sobre o comportamento das pessoas no contexto das relações amorosas, e as fazem entrar em contato com estímulos aversivos, e por consequência perderem reforçadores para o seu comportamento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-03-28T19:31:23Z No. of bitstreams: 1 HELEN CAROLINA.pdf: 870000 bytes, checksum: 623b6b9c110c03890d0338621f16aa82 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-03-28T19:31:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HELEN CAROLINA.pdf: 870000 bytes, checksum: 623b6b9c110c03890d0338621f16aa82 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectRelação amorosapt_BR
dc.subjectRegrapt_BR
dc.subjectQuestão de gêneropt_BR
dc.title"500 dias com ela": análise comportamental de relações afetivaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-07-
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELEN CAROLINA.pdf849.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.