Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4612
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTunes, Elizabeth-
dc.contributor.authorTeixeira, Ligia Almeida-
dc.date.accessioned2014-03-28T19:33:49Z-
dc.date.available2014-03-28T19:33:49Z-
dc.date.issued2013-06-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4612-
dc.description.abstractEsta monografia teve o objetivo de investigar como os professores se utilizam do instrumento da avaliação na sua prática docente para, assim, compreender o significado da avaliação escolar. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas semi-estruturadas em que foram entrevistadas cinco professoras do Ensino Fundamental de escolas públicas do Distrito Federal. O estudo demonstrou que avaliação do desempenho escolar como resultado do exame que a professora realiza para o aluno ainda é predominante. Além disso, a maioria das professoras confunde avaliar com medir a quantidade de conhecimentos adquiridos pelos alunos. Para que haja uma avaliação numa perspectiva democrática e libertadora é necessário que se desconstrua mecanismos ocultos que permeiam as práticas educativas e, assim, construir outra mentalidade que modifique fundamentalmente os processos e relações escolares. A avaliação formativa não tem uma preocupação com classificar, mas sim, ajudar a aprender, pois ela visa melhorar a formação do aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-03-28T19:33:49Z No. of bitstreams: 1 LIGIA ALMEIDA.pdf: 575696 bytes, checksum: 3e9ad093fc47777668f53f0e8c3bf35d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-03-28T19:33:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIGIA ALMEIDA.pdf: 575696 bytes, checksum: 3e9ad093fc47777668f53f0e8c3bf35d (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO significado da avaliação escolar para professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-06-
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIGIA ALMEIDA.pdf562.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.