Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4612
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tunes, Elizabeth | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Ligia Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-28T19:33:49Z | - |
dc.date.available | 2014-03-28T19:33:49Z | - |
dc.date.issued | 2013-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4612 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia teve o objetivo de investigar como os professores se utilizam do instrumento da avaliação na sua prática docente para, assim, compreender o significado da avaliação escolar. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas semi-estruturadas em que foram entrevistadas cinco professoras do Ensino Fundamental de escolas públicas do Distrito Federal. O estudo demonstrou que avaliação do desempenho escolar como resultado do exame que a professora realiza para o aluno ainda é predominante. Além disso, a maioria das professoras confunde avaliar com medir a quantidade de conhecimentos adquiridos pelos alunos. Para que haja uma avaliação numa perspectiva democrática e libertadora é necessário que se desconstrua mecanismos ocultos que permeiam as práticas educativas e, assim, construir outra mentalidade que modifique fundamentalmente os processos e relações escolares. A avaliação formativa não tem uma preocupação com classificar, mas sim, ajudar a aprender, pois ela visa melhorar a formação do aluno. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-03-28T19:33:49Z No. of bitstreams: 1 LIGIA ALMEIDA.pdf: 575696 bytes, checksum: 3e9ad093fc47777668f53f0e8c3bf35d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-03-28T19:33:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIGIA ALMEIDA.pdf: 575696 bytes, checksum: 3e9ad093fc47777668f53f0e8c3bf35d (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O significado da avaliação escolar para professores | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-06 | - |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIGIA ALMEIDA.pdf | 562.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.