Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4955
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSousa, Daniele Alves de-
dc.date.accessioned2014-05-05T15:15:07Z-
dc.date.available2014-05-05T15:15:07Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4955-
dc.description.abstractO objetivo do artigo é levantar pesquisa bibliográfica sobre inteligência emocional e identificar se é alta ou baixa a inteligência emocional (IE) em gestores de uma loja de departamento de vestuário no varejo, verificando a pontuação destes em um teste de IE já validado. Foi utilizado o instrumento de teste para inteligência emocional de Seymour e Shervington (2001). Este consiste em questionário com 12 questões, o qual foi adaptado com perguntas sobre o perfil dos participantes. Existem muitas escalas para medir a IE; no entanto, a maioria só pode ser aplicada por psicólogos. Este tipo de inteligência é de suma importância para os ocupantes de todos os cargos em uma empresa, bem como para os relacionamentos tanto na vida pessoal como profissional de uma pessoa. Aquele que sabe administrar suas emoções de maneira mais assertiva mantém relacionamentos saudáveis e duradouros. Assim, a IE contribui para uma excelente educação de crianças, provendo autoconhecimento e empatia. As orientações aqui apresentadas baseiam-se nos livros e artigos citados. Partiu-se do pressuposto de que ter inteligência emocional é fundamental para o crescimento pessoal e profissional de uma pessoa; por isso, faz-se essencial em gestores de grandes empresas. No teste, 66,67% dos avaliados obtiveram índice de capacidade de IE na pontuação máxima, ou seja, estes gestores tiveram como resultado alta inteligência emocional; 33,33% conseguiram pontuação entre 25 e 36 pontos, o que indica média IE. Não houve gestores que pontuassem entre 12 e 24 pontos, o que sugeriria baixa inteligência emocional. Em relação à metodologia o trabalho foi descritivo, com abordagem quantitativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-05-05T15:15:07Z No. of bitstreams: 1 2055020-6.pdf: 777035 bytes, checksum: c764ea54f983bd856a0ba4f438d22d31 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-05-05T15:15:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2055020-6.pdf: 777035 bytes, checksum: c764ea54f983bd856a0ba4f438d22d31 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectInteligência emocional no trabalhopt_BR
dc.subjectTeste para avaliar a inteligência emocionalpt_BR
dc.titleInteligência emocional no trabalhopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-05-05-
dc.identifier.orientadorÉrika Costa Vieira Gagliardpt_BR
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2055020-6.pdf758.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.