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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4981
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Araújo, Tatiane | - |
dc.contributor.author | Barros, Humberto Cianni de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-05T18:58:12Z | - |
dc.date.available | 2014-05-05T18:58:12Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4981 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo objetiva analisar a efetividade das ações que são tomadas para minimizar a rotatividade dos colaboradores em uma escola particular do segmento educação infantil em Brasília/DF. Este assunto é relevante pelo fato de preocupar diversas empresas, devido às elevadas taxas de rotatividade de colaboradores existentes no Brasil. Além disso, os gestores estão cada vez mais preocupados em reter seus colaboradores, por entenderem a importância das pessoas no sucesso das organizações. Assim, serão descritas as ações de uma determinada escola para combater a rotatividade e será mensurado o índice de rotatividade dos colaboradores em um determinado período. O referencial apresentado obteve os conceitos de rotatividade, os fatores geradores, as consequências, as ferramentas e as ações para controle. Dentre essas ferramentas será aprofundada a fórmula do índice de rotatividade, visto que é o principal instrumento para mensurar a rotatividade de colaboradores de forma estatística e confiável. Com isso, a metodologia usada no presente estudo se deu de forma qualitativa e quantitativa, com caráter descritivo, em forma de estudo de caso quanto aos meios de investigação. A unidade de caso é uma escola tradicional de Brasília e bem conceituada no segmento educação infantil. Para este trabalho, utilizou-se uma entrevista semi-estruturada com o responsável pelo Departamento de Pessoal / Recursos Humanos para levantar as ações tomadas pela escola para minimizar a rotatividade e a análise de documentos da instituição para mensurar o índice de rotatividade. Ao final do estudo, são descritas as ações levantadas na entrevista, comparadas com a evolução dos índices de rotatividade no período proposto. Dessa forma, identifica-se a efetividade das ações tomadas para controlar a rotatividade na escola analisada, quando relacionadas à redução do índice de rotatividade, propiciando a reflexão de que as organizações devem prestar atenção à rotatividade de colaboradores e encontrar formas para combater esse fenômeno. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-05-05T18:58:12Z No. of bitstreams: 1 21000376.pdf: 427138 bytes, checksum: e19a29747d868ad5cf12d7faff010c28 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Rotatividade de colaborador | pt_BR |
dc.subject | Ação para minimizar a rotatividade | pt_BR |
dc.subject | Índice de rotatividade | pt_BR |
dc.title | Rotatividade de colaboradores: um estudo de caso em uma escola particular de educação infantil em Brasília/DF | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-05-05 | - |
Appears in Collections: | ADM - Graduação |
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