Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5382
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Intercâmbio acadêmico no ensino superior: a percepção de alunos do programa ciência sem fronteiras |
Authors: | Theiss, Ingrid Junqueira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lisboa, Erika |
Abstract: | O Programa Ciência sem Fronteiras foi criado com o objetivo de desenvolver as áreas de tecnologia no Brasil, através da troca de experiências entre ele os acadêmicos deste país e os de outros países. Desta forma, estudantes brasileiros tiveram a oportunidade de vivenciar um período da graduação, mestrado ou doutorado fora do país para ter experiências em universidades de referência e voltarem para aplicar o conhecimento adquirido. Além de conhecimentos técnicos, a experiência de um intercâmbio proporciona outros tipos de aprendizados que, neste estudo, foram baseados nos pilares da educação definidos pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. O presente estudo teve como objetivo geral analisar os aprendizados percebidos por alunos de uma IES de Brasília durante o intercâmbio de graduação através do programa Ciência sem Fronteiras. Para tanto, foi caracterizada como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Por meio de uma discussão em grupo (grupo focal), os dados foram coletados e percebeu-se que a experiência com este intercâmbio proporcionou aos estudantes a oportunidade de desenvolverem os quatros pilares da UNESCO, além de conhecimentos relacionados ao conteúdo da área de atuação. |
Keywords: | Ciência sem Fronteiras Pilares da educação Intercâmbio de graduação |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5382 |
Issue Date: | 14-May-2014 |
Appears in Collections: | ADM - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21000990.pdf | 98.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.