Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5397
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLisboa, Erika-
dc.contributor.authorSilva, Lorena Campelo de Oliveira-
dc.date.accessioned2014-09-05T14:49:34Z-
dc.date.available2014-09-05T14:49:34Z-
dc.date.issued2014-05-10-
dc.identifier.citationSILVA, Lorena Campelo ee Oliveira. A aplicabilidade do plano de negócio às Startups. 2014. 25 f. Monografia (Graduação) Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5397-
dc.description.abstractApesar da origem do conceito de empreendedorismo ser divergente, a palavra empreendedor (entrepeneur) é utilizada desde o século XVIII e seu significado continua a se ampliar em pleno século XXI, por meio de novos nichos de empreendedorismo, como o das startups. No Brasil, este é um assunto pouco desenvolvido academicamente e, partindo desta escassez, este trabalho pretende como objetivo principal, relacionar a aplicabilidade de uma das principais ferramentas utilizadas pelos empreendedores, o plano de negócios, à realidade a qual se inserem as startups. Partindo dos referenciais bibliográficos e acadêmicos disponíveis, foi apresentada a conceituação de plano de negócios, startups e inovação; ferramentas frequentemente utilizadas por startups e o perfil dos empreendedores de startups. Disto, para mensurar a eficiência do plano de negócios ao público desejado, foram realizados dois tipos de pesquisas complementares entre si, sendo a primeira qualitativa, por meio de entrevista, posteriormente compilada em questionário quantitativo, com perguntas fechadas, aplicado a empreendedores de startups. Por fim, foram analisados os dados coletados, onde verificou-se a aceitação do setor de startups sobre a aplicação do plano de negócios em sua realidade. Este estudo se justifica de forma acadêmica e gerencial tendo em vista o potencial de contribuição a posteriores estudos, pesquisas e para startups em si.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-09-05T14:49:34Z No. of bitstreams: 1 21139812.pdf: 175288 bytes, checksum: 54990bb0adf8dfa4876c6c7e3c2000d8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-09-05T14:49:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21139812.pdf: 175288 bytes, checksum: 54990bb0adf8dfa4876c6c7e3c2000d8 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPlano de negóciopt_BR
dc.subjectStartuppt_BR
dc.subjectFerramenta da administraçãopt_BR
dc.titleA aplicabilidade do plano de negócios às startupspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-09-05-
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21139812.pdf171.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.