Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5437
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Busato, Cláudia | - |
dc.contributor.author | Mesquita, Vanessa Paniago | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-08T17:59:55Z | - |
dc.date.available | 2014-09-08T17:59:55Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5437 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho pretende-se estudar alguns aspectos da música popular brasileira, em particular o rock nacional, utilizando as lentes dos Estudos Culturais, mais especificamente, o papel deste ritmo nas ideologias da cultura do país e na construção de uma identidade nacional do jovem brasileiro ao longo das décadas, e assim contribuir para o projeto de uma semântica musical. Pretende-se analisar como se deu a evolução do rock à categoria de música nacional e a pretensão da elaboração da identidade cultural e imagética no jovem brasileiro. Além disso, o trabalho de conclusão de curso busca delinear um breve cenário da atual situação do rock dando foco principal na descaracterização deste e sua importância nessa construção identitária, abordando ainda se o rock perdeu de fato o espaço e importância para a nova geração ou se há ainda um “último suspiro” para o ritmo, que foi um dia um dos principais marcos para a juventude nacional. A formulação deste trabalho baseou-se na investigação bibliográfica de autores como Arthur Dapieve e Stuart Hall, e seus textos acerca do estudo cultural na música e ainda, através da análise de vídeos que representaram épocas distintas na história do rock nacional. Ao final, a descoberta de uma constante vertente underground desse movimento, foi de suma importância para o entendimento de como o rock se alimentou durante os anos e qual poderá ser o rumo tomado por este nas constantes transformações culturais da juventude brasileira. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-09-08T17:59:55Z No. of bitstreams: 1 21086946.pdf: 467054 bytes, checksum: fccb23d7246fbca0aca37106f661a24f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-09-08T17:59:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21086946.pdf: 467054 bytes, checksum: fccb23d7246fbca0aca37106f661a24f (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Comportamento | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Rock | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | Cade o rock que tava aqui? Análise histórica do rock nacional como agente na produção de identidade cultural do jovem brasileiro | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-09-08 | - |
Appears in Collections: | PUB - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21086946.pdf | 456.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.