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dc.contributor.advisorMedeiros, Carlos Augusto de-
dc.contributor.authorAntunes, Rogéria Adriana de Bastos-
dc.date.accessioned2014-09-10T14:09:17Z-
dc.date.available2014-09-10T14:09:17Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5476-
dc.description.abstractDez crianças, com idades entre 6 e 8 anos participaram do presente estudo que te-ve como objetivo verificar, a partir de uma manipulação direta, se a pontuação tirada pelo participante interfere na frequência de distorções O experimento contou com um jogo de cartas com dez participantes. O jogo ocorreu em duplas, onde cada par-ticipante recebeu duas pilhas de cartas, pilha 1 e pilha 2. Cada jogador pegaria uma carta e escreveria um valor em seu quadro branco. Após o comando da experimen-tadora, os participantes deveriam mostrar os seus valores simultaneamente. Em seguida, o jogador que tivesse relatado o maior valor deveria lançar o dado. Caso o dado caísse em um número diferente de 6, ganharia o que relatasse o maior valor. Caso caísse em 6, as cartas seriam mostradas e, havendo distorção de algum parti-cipante, ele perderia a rodada e pegaria duas cartas da sua pilha 2 e colocaria em sua pilha 1, junto com a carta que tinha em mãos. O ganhador descartaria a carta que tinha em mãos, no centro da mesa. Havendo empate nos valores relatados, não haveria ganhador e os dois retornariam suas cartas para suas pilhas 1. O jogo ocor-reu em três sessões e cada dupla jogava cinco partidas, sendo que na primeira ses-são ambos participantes jogaram em Linha de Base (cartas em igualdade de condi-ções). No segundo dia, durante a segunda sessão um participante jogava na condi-ção de Probabilidade Baixa (maior quantidade de cartas com valores baixos) e seu oponente jogava na condição de Probabilidade alta (maior quantidade de cartas com valores altos) para em seguida jogarem em condição de Sondagem (cartas em igualdade de condições). No terceiro dia, durante a terceira sessão, o participante que jogou na condição de Probabilidade Baixa, agora jogaria em condição de Pro-babilidade alta e vice-versa. Em seguida jogaram em condição de Sondagem (car-tas em igualdade de condições). Venceria a rodada o jogador que tivesse apresen-tado o maior valor. Foi verificado que não só as consequências a tatos distorcidos afetam a correspondência verbal, mas que a probabilidade de reforço para relatos precisos também poderá afetá-la. A hipótese inicial do estudo foi confirmada, ao ser verificada maior porcentagem de distorções na condição de Probabilidade baixa, visto que nesta condição havia maior quantidade de cartas de valores baixos, de-monstrando assim o efeito da variável manipuladapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-09-10T14:09:17Z No. of bitstreams: 1 20978692.pdf: 941820 bytes, checksum: 236fc738a8ebbb71873e0503c8295b12 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento verbalpt_BR
dc.subjectCorrespondência verbalpt_BR
dc.subjectProbabilidade baixapt_BR
dc.subjectProbabilidade altapt_BR
dc.titleCorrespondência verbal em um jogo de cartas com criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-06-
Appears in Collections:PSI - Graduação

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