Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5731
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, André Luis Gomes | - |
dc.contributor.author | Silva, Elen Carolina Carvalho da | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-06T14:53:22Z | - |
dc.date.available | 2014-10-06T14:53:22Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5731 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresentou a discussão de sugestões metodológicas para as aulas de literatura juvenil do 9º ano do ensino fundamental. Ao se pensar que o professor exerce um papel fundamental na formação de leitores críticos, buscou-se investigar e analisar sugestões de metodologias que podem ser desenvolvidas nas aulas de literatura juvenil para que o aluno possa compreender o texto literário. Com base nas propostas apresentadas nos PCN‟S (1998) foi visto que o texto literário tem suas especificidades, estas que contribuem para o conhecimento cultural e social do individuo, o estudante necessita conhecer os elementos da teoria literária, para que ele consiga entender a leitura das obras literárias e possa dialogar com o texto. E também foi visto o que apontam o Currículo da Educação Básica do Distrito Federal (2008) anos finais, que visa a interação do ensino com as práticas sociais. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores como Marisa Lajolo(1995), Proença Filho (1995), Regina Zilberman(1982), Rildo Cosson, Gregorin Filho(2011), entre outros, foi visto que o texto literário em alguns contextos é ensinado apenas para a prática de leitura. Sendo assim, o ensino não é produtivo. O resultado desta pesquisa mostrou que as sugestões de metodologias que foram discutidas se voltam para a aprendizagem de maneira em que o aluno e o professor tenham um diálogo de modo interdisciplinar, através de aulas dinâmicas e interativas, assim o conhecimento se torna mais eficaz e atrativo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-10-06T14:53:22Z No. of bitstreams: 1 21064467.pdf: 436430 bytes, checksum: 409b0ab7920a594971d0264e63d923e0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-10-06T14:53:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21064467.pdf: 436430 bytes, checksum: 409b0ab7920a594971d0264e63d923e0 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Texto literário | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Literatura juvenil | pt_BR |
dc.title | Sugestões metodológicas para as aulas de literatura juvenil do 9º ano para uma melhor interpretação dos textos literários pelos alunos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-10-06 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21064467.pdf | 426.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.