Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5731
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, André Luis Gomes-
dc.contributor.authorSilva, Elen Carolina Carvalho da-
dc.date.accessioned2014-10-06T14:53:22Z-
dc.date.available2014-10-06T14:53:22Z-
dc.date.issued2014-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5731-
dc.description.abstractEste trabalho apresentou a discussão de sugestões metodológicas para as aulas de literatura juvenil do 9º ano do ensino fundamental. Ao se pensar que o professor exerce um papel fundamental na formação de leitores críticos, buscou-se investigar e analisar sugestões de metodologias que podem ser desenvolvidas nas aulas de literatura juvenil para que o aluno possa compreender o texto literário. Com base nas propostas apresentadas nos PCN‟S (1998) foi visto que o texto literário tem suas especificidades, estas que contribuem para o conhecimento cultural e social do individuo, o estudante necessita conhecer os elementos da teoria literária, para que ele consiga entender a leitura das obras literárias e possa dialogar com o texto. E também foi visto o que apontam o Currículo da Educação Básica do Distrito Federal (2008) anos finais, que visa a interação do ensino com as práticas sociais. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores como Marisa Lajolo(1995), Proença Filho (1995), Regina Zilberman(1982), Rildo Cosson, Gregorin Filho(2011), entre outros, foi visto que o texto literário em alguns contextos é ensinado apenas para a prática de leitura. Sendo assim, o ensino não é produtivo. O resultado desta pesquisa mostrou que as sugestões de metodologias que foram discutidas se voltam para a aprendizagem de maneira em que o aluno e o professor tenham um diálogo de modo interdisciplinar, através de aulas dinâmicas e interativas, assim o conhecimento se torna mais eficaz e atrativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-10-06T14:53:22Z No. of bitstreams: 1 21064467.pdf: 436430 bytes, checksum: 409b0ab7920a594971d0264e63d923e0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-10-06T14:53:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21064467.pdf: 436430 bytes, checksum: 409b0ab7920a594971d0264e63d923e0 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.titleSugestões metodológicas para as aulas de literatura juvenil do 9º ano para uma melhor interpretação dos textos literários pelos alunospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-10-06-
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21064467.pdf426.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.