Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5733
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Kuwae, Luíza Hiroko Yamada | - |
dc.contributor.author | Reis, Wellington Miranda dos | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-06T14:58:50Z | - |
dc.date.available | 2014-10-06T14:58:50Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/5733 | - |
dc.description.abstract | A ortografia é a parte da gramática responsável pela grafia correta das palavras. Baseada na norma culta da Língua Portuguesa, pode ser encontrada nas gramáticas normativas e nos dicionários. O ensino de Língua Portuguesa enfrenta problema que, dia após dia, torna-se comum nas salas de aula do ensino regular. O professor parece limitar-se, no momento em que o aluno comete um erro de português em sua produção, a fazê-lo reproduzir por diversas vezes a palavra, sem mostrar a grafia correta e o porquê de seu desvio estar inapropriado para a situação. Este trabalho tem por objetivo identificar os desvios mais recorrentes nas produções dos alunos de uma escola pública do Distrito Federal. Para tal fim, a modalidade de pesquisa adotada foi a qualitativa. Os instrumentos para a coleta de dados foram textos produzidos pelos alunos de 3° ano do Ensino Médio e uma observação em sala de aula de 50 minutos. Os resultados da pesquisa mostraram que o ensino de ortografia tem que ser repensado nas escolas, de modo a ajudar o aluno a ter um maior cuidado para não cometer desvios que o prejudiquem futuramente e os professores de língua portuguesa têm que repensar a forma de trabalho nas escolas públicas, pensar no erro não como falha e, sim, concebê-lo como fonte instrumentador de uma análise e fazê-lo refletir por meio dos desvios que os próprios alunos cometem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-10-06T14:58:50Z No. of bitstreams: 1 21137856.pdf: 4032240 bytes, checksum: f00942a5f9842b7c02393d21c29925e2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-10-06T14:58:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21137856.pdf: 4032240 bytes, checksum: f00942a5f9842b7c02393d21c29925e2 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Ortografia | pt_BR |
dc.title | Ortografia: a ocorrência de desvios em uma sala do 3° ano de Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-10-06 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21137856.pdf | 3.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.