Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5733
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKuwae, Luíza Hiroko Yamada-
dc.contributor.authorReis, Wellington Miranda dos-
dc.date.accessioned2014-10-06T14:58:50Z-
dc.date.available2014-10-06T14:58:50Z-
dc.date.issued2014-10-06-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/5733-
dc.description.abstractA ortografia é a parte da gramática responsável pela grafia correta das palavras. Baseada na norma culta da Língua Portuguesa, pode ser encontrada nas gramáticas normativas e nos dicionários. O ensino de Língua Portuguesa enfrenta problema que, dia após dia, torna-se comum nas salas de aula do ensino regular. O professor parece limitar-se, no momento em que o aluno comete um erro de português em sua produção, a fazê-lo reproduzir por diversas vezes a palavra, sem mostrar a grafia correta e o porquê de seu desvio estar inapropriado para a situação. Este trabalho tem por objetivo identificar os desvios mais recorrentes nas produções dos alunos de uma escola pública do Distrito Federal. Para tal fim, a modalidade de pesquisa adotada foi a qualitativa. Os instrumentos para a coleta de dados foram textos produzidos pelos alunos de 3° ano do Ensino Médio e uma observação em sala de aula de 50 minutos. Os resultados da pesquisa mostraram que o ensino de ortografia tem que ser repensado nas escolas, de modo a ajudar o aluno a ter um maior cuidado para não cometer desvios que o prejudiquem futuramente e os professores de língua portuguesa têm que repensar a forma de trabalho nas escolas públicas, pensar no erro não como falha e, sim, concebê-lo como fonte instrumentador de uma análise e fazê-lo refletir por meio dos desvios que os próprios alunos cometem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-10-06T14:58:50Z No. of bitstreams: 1 21137856.pdf: 4032240 bytes, checksum: f00942a5f9842b7c02393d21c29925e2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-10-06T14:58:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21137856.pdf: 4032240 bytes, checksum: f00942a5f9842b7c02393d21c29925e2 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.titleOrtografia: a ocorrência de desvios em uma sala do 3° ano de Ensino Médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2014-07-24-
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21137856.pdf3,94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.