Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5738
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Tiago de Aguiar-
dc.contributor.authorAbrahão, Rosana Sahagoff-
dc.date.accessioned2014-10-06T17:13:24Z-
dc.date.available2014-10-06T17:13:24Z-
dc.date.issued2014-10-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5738-
dc.description.abstractA presente pesquisa discute se o ensino de Língua Portuguesa, na educação básica, em especial, no que tange aos aspectos referentes às orações subordinadas substantivas, tem conseguido mostrar aos estudantes a continuidade existente entre gramática e produção de sentido. Para a abordagem do item gramatical, utiliza-se as abordagens tradicionalista (Rocha Lima – 1980, Cunha e Cintra – 2008) e funcionalista (Castilho – 2010 e Antônio Abreu - 2006) de gramática. Logo em seguida, parte-se para a análise de documentos educacionais que tratam do ensino da disciplina e, finalmente, para a compreensão da visão dos alunos acerca das orações subordinadas substantivas, buscando perceber qual é a imagem que possuem a respeito desta matéria. A análise dos dados coletados, em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública do Distrito Federal, ocorreu por meio de metodologia quali-quantitativa, conforme lecionam Gerhardt et ali (2009) e Minayo (1993). Como resultado, foi percebido que a perspectiva tradicionalista de ensino, ao ser aplicada nos exercícios realizados pelos colaboradores, não conseguiu fazer com que eles refletissem a respeito dos sentidos que as orações subordinadas substantivas acrescentaram aos discursos. Ademais, vale frisar que os resultados obtidos na pesquisa são uma referência inicial para o alcance do objetivo geral pré-estabelecido e um incentivo para a realização de novos estudos mais aprofundados sobre as questões discutidas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-10-06T17:13:24Z No. of bitstreams: 1 20742773.pdf: 18392756 bytes, checksum: b72433f0c736cad40d4710e3d35716c0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-10-06T17:13:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20742773.pdf: 18392756 bytes, checksum: b72433f0c736cad40d4710e3d35716c0 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo gramaticalpt_BR
dc.subjectFuncionalistapt_BR
dc.subjectTradicionalistapt_BR
dc.subjectOração subordinada substantivapt_BR
dc.titleOrações subordinadas substantivas, leitura e ensino: uma interação fundamental para a compreensão dos sentidos do textopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2014-06-
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20742773.pdf17.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.