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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5738
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rodrigues, Tiago de Aguiar | - |
dc.contributor.author | Abrahão, Rosana Sahagoff | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-06T17:13:24Z | - |
dc.date.available | 2014-10-06T17:13:24Z | - |
dc.date.issued | 2014-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5738 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa discute se o ensino de Língua Portuguesa, na educação básica, em especial, no que tange aos aspectos referentes às orações subordinadas substantivas, tem conseguido mostrar aos estudantes a continuidade existente entre gramática e produção de sentido. Para a abordagem do item gramatical, utiliza-se as abordagens tradicionalista (Rocha Lima – 1980, Cunha e Cintra – 2008) e funcionalista (Castilho – 2010 e Antônio Abreu - 2006) de gramática. Logo em seguida, parte-se para a análise de documentos educacionais que tratam do ensino da disciplina e, finalmente, para a compreensão da visão dos alunos acerca das orações subordinadas substantivas, buscando perceber qual é a imagem que possuem a respeito desta matéria. A análise dos dados coletados, em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública do Distrito Federal, ocorreu por meio de metodologia quali-quantitativa, conforme lecionam Gerhardt et ali (2009) e Minayo (1993). Como resultado, foi percebido que a perspectiva tradicionalista de ensino, ao ser aplicada nos exercícios realizados pelos colaboradores, não conseguiu fazer com que eles refletissem a respeito dos sentidos que as orações subordinadas substantivas acrescentaram aos discursos. Ademais, vale frisar que os resultados obtidos na pesquisa são uma referência inicial para o alcance do objetivo geral pré-estabelecido e um incentivo para a realização de novos estudos mais aprofundados sobre as questões discutidas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-10-06T17:13:24Z No. of bitstreams: 1 20742773.pdf: 18392756 bytes, checksum: b72433f0c736cad40d4710e3d35716c0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-10-06T17:13:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20742773.pdf: 18392756 bytes, checksum: b72433f0c736cad40d4710e3d35716c0 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo gramatical | pt_BR |
dc.subject | Funcionalista | pt_BR |
dc.subject | Tradicionalista | pt_BR |
dc.subject | Oração subordinada substantiva | pt_BR |
dc.title | Orações subordinadas substantivas, leitura e ensino: uma interação fundamental para a compreensão dos sentidos do texto | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-10-06 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
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