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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5754
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Lôbo, Pedro Henrique Cantuária | - |
dc.contributor.author | Duque, Luciano Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-02T13:45:48Z | - |
dc.date.available | 2014-12-02T13:45:48Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5754 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um sistema de condicionamento para a coleta e análise de sinais eletromiográficos (EMG), através de medições dos sinais nervosos, que surgem com a produção de esforços musculares e que são quantizados através de games em fases, conforme o exercício recomendado pelo fisioterapeuta. A gamificação dos sinais mioelétricos visa melhorar o desempenho na reabilitação de membros superiores ou inferiores, oferecendo um feedback motivacional ao paciente, através de desafios moldados em etapas. O conceito de gamificação consiste em usar estrutura e dinâmica encontrada em jogos para motivar e aprimorar os pacientes em reabilitação fisioterapêutica em membros superiores ou inferiores. O sistema proposto é composto por um hardware, o amplificador de eletromiografia, um software analisador de sinais e o desenvolvimento de vários games conforme as necessidades do paciente. As medições dos sinais mioelétricos e sua tratativa são executadas pelo software analisador, peça fundamental para o funcionamento adequado dos games conforme os exercícios atribuídos pelo profissional de fisioterapia. Os jogos virtuais desenvolvidos são elaborados para exercícios de reabilitação que envolve força e controle dos membros superiores ou inferiores. Através desse sistema é possível obter maior objetividade e exatidão no diagnóstico e auxílio na recuperação de pacientes que apresentem lesões nestes membros. Com essa tratativa objetiva-se fomentar e auxiliar a reabilitação dos pacientes. O fisioterapeuta pode com o auxílio do protótipo, estudar e analisar o comportamento de uma musculatura qualquer em pacientes em reabilitação ou não. Por outro lado, o paciente obtém um feedback de sua recuperação através do game motivando sua reabilitação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-12-02T13:45:48Z No. of bitstreams: 1 Artigo_CONIC_Luciano_Duque.pdf: 560083 bytes, checksum: 9db6b02dd314ceb0bc2c0ccbe116700f (MD5) | en |
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dc.description.sponsorship | CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Proposta de reabilitação fisioterapêutica em pacientes com dificultadades em executar movimentos em membros superiores ou inferiores utilizando-se sinais mioelétricos nos jogos virtuais com aplicação em prótese inteligente para membro superior | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-12-02 | - |
dc.description.notas | 14º Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa CONIC - SEMESP | pt_BR |
Appears in Collections: | ENC - Publicação |
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Artigo_CONIC_Luciano_Duque.pdf | 546.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
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