Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5754
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLôbo, Pedro Henrique Cantuária-
dc.contributor.authorDuque, Luciano Henrique-
dc.date.accessioned2014-12-02T13:45:48Z-
dc.date.available2014-12-02T13:45:48Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5754-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um sistema de condicionamento para a coleta e análise de sinais eletromiográficos (EMG), através de medições dos sinais nervosos, que surgem com a produção de esforços musculares e que são quantizados através de games em fases, conforme o exercício recomendado pelo fisioterapeuta. A gamificação dos sinais mioelétricos visa melhorar o desempenho na reabilitação de membros superiores ou inferiores, oferecendo um feedback motivacional ao paciente, através de desafios moldados em etapas. O conceito de gamificação consiste em usar estrutura e dinâmica encontrada em jogos para motivar e aprimorar os pacientes em reabilitação fisioterapêutica em membros superiores ou inferiores. O sistema proposto é composto por um hardware, o amplificador de eletromiografia, um software analisador de sinais e o desenvolvimento de vários games conforme as necessidades do paciente. As medições dos sinais mioelétricos e sua tratativa são executadas pelo software analisador, peça fundamental para o funcionamento adequado dos games conforme os exercícios atribuídos pelo profissional de fisioterapia. Os jogos virtuais desenvolvidos são elaborados para exercícios de reabilitação que envolve força e controle dos membros superiores ou inferiores. Através desse sistema é possível obter maior objetividade e exatidão no diagnóstico e auxílio na recuperação de pacientes que apresentem lesões nestes membros. Com essa tratativa objetiva-se fomentar e auxiliar a reabilitação dos pacientes. O fisioterapeuta pode com o auxílio do protótipo, estudar e analisar o comportamento de uma musculatura qualquer em pacientes em reabilitação ou não. Por outro lado, o paciente obtém um feedback de sua recuperação através do game motivando sua reabilitação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-12-02T13:45:48Z No. of bitstreams: 1 Artigo_CONIC_Luciano_Duque.pdf: 560083 bytes, checksum: 9db6b02dd314ceb0bc2c0ccbe116700f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-12-02T13:45:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_CONIC_Luciano_Duque.pdf: 560083 bytes, checksum: 9db6b02dd314ceb0bc2c0ccbe116700f (MD5)en
dc.description.sponsorshipCENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIApt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleProposta de reabilitação fisioterapêutica em pacientes com dificultadades em executar movimentos em membros superiores ou inferiores utilizando-se sinais mioelétricos nos jogos virtuais com aplicação em prótese inteligente para membro superiorpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.date.criacao2014-12-02-
dc.description.notas14º Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa CONIC - SEMESPpt_BR
Appears in Collections:ENC - Publicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_CONIC_Luciano_Duque.pdf546.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.