Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5797
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCabral, Débora-
dc.contributor.authorSilva, Caroline Maria da-
dc.date.accessioned2015-02-20T13:42:54Z-
dc.date.available2015-02-20T13:42:54Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5797-
dc.description.abstractEste trabalho trata sobre uma investigação realizada em campo, em duas escolas localizadas em Sobradinho I e Sobradinho II que trabalham com o Ensino Médio, com o intuito de averiguar a forma como o preconceito linguístico ocorre dentro de sala de aula, seja nas aulas de Língua Portuguesa e nas demais disciplinas, conforme aponta Bortoni-Ricardo. Tem como objetivo geral explicitar para os falantes, que a língua é um instrumento de interação entre eles e possui a heterogeneidade como característica principal e, portanto, nada que corresponde à fala ou a sua forma escrita pode ser considerado errado, pois mesmo que haja incoerência na concordância verbal/nominal, ausência de pontuação, omissão de algumas letras ou um mau emprego do plural, a mensagem é sempre compreendida pelos usuários. Para tanto, a presente pesquisa utilizou conceitos teóricos de autores que realizaram trabalhos e estudos na área da Sociolinguística e dedicou seu primeiro capítulo para conceituar primeiramente esta ciência que trabalha com a relação entre a Língua e a Sociedade. No segundo capítulo, o preconceito linguístico propriamente dito foi o tema principal e as formas que ele assume dentro do ambiente escolar foram apontadas. No capítulo de número três, a Metodologia que o norteia aponta os procedimentos que foram adotados durante a pesquisa de campo e a forma como estes foram trabalhados. E por fim, o quarto e último capítulo foi desenvolvido para realizar uma análise dos dados colhidos durante a etapa prática do trabalho, e assim relacionar o que foi exposto na teoria com o que foi vivenciado durante o período de observação não participante e ao questionário aplicado, para afirmar ou não se os apontamentos dos autores se confirmam. A parte final corresponde à conclusão da averiguação e aborda de uma forma geral, tudo que foi articulado durante a elaboração da mesma.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-02-20T13:42:54Z No. of bitstreams: 1 21169860.pdf: 699955 bytes, checksum: df2879841f931af087e3acbabfa45666 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-02-20T13:42:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21169860.pdf: 699955 bytes, checksum: df2879841f931af087e3acbabfa45666 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectErropt_BR
dc.titleO preconceito linguístico em sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-02-20-
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21169860.pdf683.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.