Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5804
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorIvo, Elda Alves Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Livia Caroline Costa-
dc.date.accessioned2015-02-20T14:08:06Z-
dc.date.available2015-02-20T14:08:06Z-
dc.date.issued2014-12-04-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5804-
dc.description.abstractNa perspectiva da responsabilidade que envolve a formação docente e do quanto o ato de pesquisar nos contextos em que atuamos ou conhecemos, como uma forma de contribuir para que novas posturas sejam adotadas ou avaliadas na dimensão do universo do trabalho com a língua portuguesa, este trabalho aborda atividades que buscaram possibilitar aos alunos a reflexão e a conscientização mediante o estudo de quatro letras de música do compositor Renato Russo em turmas do 7° ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo analisar se houve, efetivamente, o alcance dos objetivos nessas turmas. Para tanto faz-se necessário o respaldo teórico a respeito da ideologia para que se compreenda o contexto de sobre(vivência) do compositor das letras, bem como o da produção e/ou composição das referidas letras. Nesse sentido, destaca-se aqui a existência de meios de busca de informações, os quais exigem um processo de decodificação e de interpretação do sujeito e essas informações aplicam-se também nas (re)produções artísticas com as quais as pessoas lidam no seu cotidiano. Com base nos contextos caracterizados e em consonância com os modos de operação da ideologia formulados por Thompson (1999), busca-se compreender o discurso apresentado nessas letras de música e a intenção do compositor em relação ao seu público. Ainda é de grande importância compreender o papel da música na sociedade brasileira e, sobretudo, o lugar em que ela se enquadra e que serve de base para o presente trabalho. Ressalta-se que a música, além de uma manifestação cultural de encantamento e diversão, é conscientizadora, revolucionária e ajuda as pessoas a entenderem os momentos marcantes da sociedade. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de modo a explorar o discurso ideológico do compositor, sua percepção da realidade e como isso é tratado em algumas letras de música, e ainda, o estudo de fenômenos que colaboram para o emprego dessas ideologias em obras e os efeitos desses fenômenos nas produções artísticas aqui investigadas. Em relação aos alunos e às atividades realizadas no contexto de sala de aula, ressalta-se a relevância de se contribuir com novas abordagens que possibilitem outras posturas de dinâmica e entendimento da linguagem em seus usos para a formação crítica do aluno. Conclui-se que a música, como gênero textual trabalhado em sala de aula, instiga os alunos a refletirem a respeito do conteúdo das letras e relacionarem às suas vivências.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-02-20T14:08:05Z No. of bitstreams: 1 21239351.pdf: 620496 bytes, checksum: d13d375292301e22d73ad0dd664c08da (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-02-20T14:08:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21239351.pdf: 620496 bytes, checksum: d13d375292301e22d73ad0dd664c08da (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectMúsica e sociedadept_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.titleReflexão e conscientização: o estudo de letras do compositor Renato Russo em turmas do 7° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-02-20-
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21239351.pdf605.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.