Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5804
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ivo, Elda Alves Oliveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Livia Caroline Costa | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-20T14:08:06Z | - |
dc.date.available | 2015-02-20T14:08:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5804 | - |
dc.description.abstract | Na perspectiva da responsabilidade que envolve a formação docente e do quanto o ato de pesquisar nos contextos em que atuamos ou conhecemos, como uma forma de contribuir para que novas posturas sejam adotadas ou avaliadas na dimensão do universo do trabalho com a língua portuguesa, este trabalho aborda atividades que buscaram possibilitar aos alunos a reflexão e a conscientização mediante o estudo de quatro letras de música do compositor Renato Russo em turmas do 7° ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo analisar se houve, efetivamente, o alcance dos objetivos nessas turmas. Para tanto faz-se necessário o respaldo teórico a respeito da ideologia para que se compreenda o contexto de sobre(vivência) do compositor das letras, bem como o da produção e/ou composição das referidas letras. Nesse sentido, destaca-se aqui a existência de meios de busca de informações, os quais exigem um processo de decodificação e de interpretação do sujeito e essas informações aplicam-se também nas (re)produções artísticas com as quais as pessoas lidam no seu cotidiano. Com base nos contextos caracterizados e em consonância com os modos de operação da ideologia formulados por Thompson (1999), busca-se compreender o discurso apresentado nessas letras de música e a intenção do compositor em relação ao seu público. Ainda é de grande importância compreender o papel da música na sociedade brasileira e, sobretudo, o lugar em que ela se enquadra e que serve de base para o presente trabalho. Ressalta-se que a música, além de uma manifestação cultural de encantamento e diversão, é conscientizadora, revolucionária e ajuda as pessoas a entenderem os momentos marcantes da sociedade. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de modo a explorar o discurso ideológico do compositor, sua percepção da realidade e como isso é tratado em algumas letras de música, e ainda, o estudo de fenômenos que colaboram para o emprego dessas ideologias em obras e os efeitos desses fenômenos nas produções artísticas aqui investigadas. Em relação aos alunos e às atividades realizadas no contexto de sala de aula, ressalta-se a relevância de se contribuir com novas abordagens que possibilitem outras posturas de dinâmica e entendimento da linguagem em seus usos para a formação crítica do aluno. Conclui-se que a música, como gênero textual trabalhado em sala de aula, instiga os alunos a refletirem a respeito do conteúdo das letras e relacionarem às suas vivências. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-02-20T14:08:05Z No. of bitstreams: 1 21239351.pdf: 620496 bytes, checksum: d13d375292301e22d73ad0dd664c08da (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-02-20T14:08:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21239351.pdf: 620496 bytes, checksum: d13d375292301e22d73ad0dd664c08da (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.subject | Música e sociedade | pt_BR |
dc.subject | Reflexão | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.title | Reflexão e conscientização: o estudo de letras do compositor Renato Russo em turmas do 7° ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-02-20 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21239351.pdf | 605.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.