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dc.contributor.advisorDantas, Renata Aparecida Elias-
dc.contributor.authorLudgero, Ian Lucas dos Santos-
dc.date.accessioned2015-03-03T18:07:22Z-
dc.date.available2015-03-03T18:07:22Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5822-
dc.description.abstractIntrodução: As lutas fazem parte da história da humanidade e estão dentro do conceito de cultura corporal de movimento proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental. Mesmo assim a luta é um conteúdo pouco visto nas aulas de educação Física. Objetivo: O estudo procura analisar os benefícios e a realidade das lutas nas aulas de Educação Física. Identificar a forma como esse conteúdo é abordado e analisar se são seguidos os parâmetros curriculares nacionais. Material e Métodos: Foi realizado neste estudo, uma pesquisa de revisão da literatura de periódicos publicados e em livros com a temática do ensino de lutas. O processo de leitura dos artigos foi finalizado por meio de uma leitura interpretativa, objetivando relacionar a temática abordada com o objetivo da pesquisa. Revisão da Literatura: A Educação Física Escolar tem dever de proporcionar a máxima vivência e introduzir o aluno na cultura corporal de movimento. Compreende-se luta como um embate físico e corporal e o Brasil é um país rico de cultura em suas formas combates. As lutas trabalham além de técnicas físicas para o corpo, princípios filosóficos que se mostram muito importantes como ferramenta pedagógica no controle da agressividade, formação da identidade pessoal e de grupo. Apesar de todas as possibilidades é uma disciplina pouco trabalhada pelos professores, os principais motivos alegados são a falta de vivencia e capacitação adequada, falta de estrutura e ser considerado por alguns como conteúdo improprio para o ambiente escolar. Considerações Finais: A luta ainda é um tema pouco presente nas escolas pela falta de entendimento e prática dos professores, que normalmente fazem uso de jogos coletivos com bola. Percebe-se um aumento na quantidade de estudos sobre o tema, mas ainda são poucos e direcionados as práticas de lutas como o Judô e Caratê. É preciso a produção de mais estudos para aumentar o entendimento como conteúdo apropriado para crianças. Uma melhor estrutura poderia ser oferecida nas escolas, permitindo não apenas um lugar onde se possa praticar uma arte marcial, mas também um ambiente agradável e confortável.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-03T18:07:22Z No. of bitstreams: 1 21061213.pdf: 542866 bytes, checksum: 7bf79302aea3e74c68ac67246362a52b (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLutapt_BR
dc.subjectArte marcialpt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectJudôpt_BR
dc.titleAs lutas como conteúdo das aulas de educação física do 6º ao 9º anopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-06-
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