Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5835
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Celeida B. Garcia Cintra-
dc.contributor.authorRodrigues, Janaína Alves-
dc.date.accessioned2015-03-04T12:15:38Z-
dc.date.available2015-03-04T12:15:38Z-
dc.date.issued2014-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5835-
dc.description.abstractIntrodução: A psicomotricidade vai além da movimentação simples do corpo, contribuindo de maneira significativa para a estruturação e formação de todo o esquema corporal. A educação física e a educação psicomotora são instrumentos importantes no processo de aprendizagem, no ciclo básico de alfabetização, por meio de jogos e atividades lúdicas que estimulem o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças. Objetivo: Investigar a relevância da Educação Física no processo de desenvolvimento psicomotor de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, num trabalho conjunto com os demais professores envolvidos no ciclo básico de alfabetização. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, seletiva e interpretativa, relacionando as principais bases teóricas sobre o tema abordado baseada na análise de livros, revistas e artigos científicos, tendo como referência autores como Fonseca (1998), Kishimoto (2005), Machado & Nunes (2011), Rosa Neto (2002). Revisão da Literatura: Por meio dos referenciais bibliográficos buscou-se relacionar as principais bases teóricas sobre a relação da Educação Física no Processo de desenvolvimento Psicomotor dos alunos do Ciclo Básico de Alfabetização, criando diversas situações que estimulam o desenvolvimento da inteligência e afetividade, proporcionando à criança a vivência de situações concretas com jogos diversos e múltiplas atividades que favoreçam a construção de um ambiente estimulador e atraente. Considerações Finais: A educação física, junto aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental são responsáveis pelo desenvolvimento psicomotor dos alunos devendo ser considerada como base para a educação, no processo de alfabetização, pois estimula a criança a tomar consciência de seu próprio corpo, da lateralidade, a situar-se no tempo e a tornar-se competente quanto à coordenação de gestos e movimentos essenciais ao desenvolvimento da leitura e da escrita.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-04T12:15:38Z No. of bitstreams: 1 21141192.pdf: 1323782 bytes, checksum: 6fcac225ce2480cc01c9876a03c1286a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-03-04T12:15:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21141192.pdf: 1323782 bytes, checksum: 6fcac225ce2480cc01c9876a03c1286a (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.subjectEducação física na alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectSéries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.titleA educação física no processo de desenvolvimento psicomotor de alunos do ciclo básico de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-11-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21141192.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.