Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5845
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lobo, Hetty Nunes Cavalcante Cunha | - |
dc.contributor.author | Silva, Ingrid de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-04T13:47:17Z | - |
dc.date.available | 2015-03-04T13:47:17Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5845 | - |
dc.description.abstract | Introdução: As constatações sobre a efetiva contribuição da Educação Física Escolar para a inclusão de alunos com deficiências é, quando analisada com mais detalhe, mais problemática quando detalhada por inúmeras razões. Objetivo: Verificar se os professores de Educação Física Escolar estão capacitados a realizar a inclusão de alunos com deficiência suas aulas. Material e Métodos: Este estudo foi caracterizado como transversal, com abordagem quantitativa e comparativa, onde foi aplicado questionário para verificar a capacitação do professor de Educação Física para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física escolar. Participaram desse estudo 20 professores de Educação Física que atuam em Brasília que já tiveram ou têm experiência com crianças que possuem necessidades especiais. Foi aplicado um questionário validado de Zarth et al (2008), composto por 5 perguntas fechadas. Resultados e discussão: Dentre os principais achados, verificou-se que 50% dos professores de Educação Física que trabalham ou já trabalharam com alunos com necessidades especiais, não estão ou não se sentem aptos a trabalhar com aqueles que possuem alguma necessidade especial. Além disso, há também a necessidade de uma boa estrutura escolar para facilitar a inclusão, e dentre os professores de Educação Física que responderam à pesquisa, 85% afirmaram que a escola onde lecionam não tem estrutura para realizar a inclusão, ou se tem é muito pouco. Considerações Finais: No campo da formação do professor de Educação Física importa conhecer a situação da formação deste profissional e analisar os conteúdos ministrados. Conhecendo a importância que têm as experiências bem sucedidas para a formação de atitudes positivas face à inclusão. A reflexão sobre a formação e a utilidade da disciplina PNE na formação inicial que nos alerta para o valor da diferença enquanto todas as outras enaltecem o valor da homogeneidade e da excelência da atuação profissional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-04T13:47:17Z No. of bitstreams: 1 21237333.pdf: 2051119 bytes, checksum: 92ef4cfcf1a57d448445c9fe3fb5d527 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-03-04T13:47:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21237333.pdf: 2051119 bytes, checksum: 92ef4cfcf1a57d448445c9fe3fb5d527 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject | Estrutura escolar | pt_BR |
dc.title | Capacitação dos professores de educação física escolar para promover a Inclusão dos alunos com deficiência | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-11-19 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21237333.pdf | 2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.