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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5846
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Dantas, Renata Aparecida Elias | - |
dc.contributor.author | Vieira, Karoline Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-04T13:56:33Z | - |
dc.date.available | 2015-03-04T13:56:33Z | - |
dc.date.issued | 2014-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5846 | - |
dc.description.abstract | A boa postura é aquela que melhor adapta o sistema musculoesquelético do indivíduo, balanceando e partilhando todo o vigor de suas atividades do cotidiano, de modo a beneficiar a mesma. Alterações posturais relacionadas às posturas inapropriadas são alterações anatômicas fisiológicas, que se manifestam-se constantemente na fase de adolescência e pré-adolescência. Sendo assim, a detecção precoce das alterações posturais em escolares diminui a expectativa de disfunções irreversíveis na coluna vertebral na fase adulta e como a avaliação postural feita nas escolas por profissionais, pode contribuir muito para a sociedade, impedindo enfermidades futuras na coluna vertebral. Objetivo: Mostrar os benefícios das aulas de Educação Física para o desenvolvimento nos escolares e como o professor de educação física pode auxiliar corrigindo a postura dos mesmos. Material e Métodos: Este estudo é uma revisão bibliográfica. Revisão da Literatura: Verifica-se historicamente que a Educação Física, é entendida como disciplina acadêmica, estudaria não apenas o corpo, mas o movimento humano, sendo denominado cinesiologia, termo que significa “estudo do movimento”. A ênfase deste item está na relação entre as capacidades e as necessidades biomecânicas e a construção sociocultural da atitude corporal, dos gestos, da postura. Considerações Finais: A literatura mostra que os problemas posturais em crianças e adolescentes na fase escolar estão se tornando um problema de saúde pública. O ambiente escolar parece atuar e influenciar, assim como os hábitos posturais inadequados dos alunos. Frente a esse contexto, sugere-se à Educação Física Escolar e ao profissional da área um papel de máxima importância não só para esportes, competições e brincadeiras, mas também, para a educação postural. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-04T13:56:32Z No. of bitstreams: 1 21237381.pdf: 1684867 bytes, checksum: 1554508e3d6272e470f0c883c40c6028 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Problema postural | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Vício postural | pt_BR |
dc.title | Problemas posturais em escolares do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-11 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
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