Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5861
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDantas, Renata Aparecida Elias-
dc.contributor.authorVillaça, Ully Cristina da Rocha-
dc.date.accessioned2015-03-05T11:47:37Z-
dc.date.available2015-03-05T11:47:37Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5861-
dc.description.abstractIntrodução: O presente trabalho mostrou que a ginástica artística (GA) é um importante instrumento nas aulas de educação física para o aprimoramento e desenvolvimento motor humano, por ser expressivo componente da cultura corporal e movimento. Apresenta características que possibilitam várias alternativas de movimentos, como rolar, girar, saltar, mudar de posições e de apoios. Objetivo: demonstrar a possibilidade da inserção da ginástica artística como uma modalidade diferenciada no contexto escolar, levantando os benefícios da ginástica no desenvolvimento motor e cognitivo do aluno, e apresentando os pressupostos teóricos e sua proposta pedagógica. Material e Métodos: Esse estudo tratou-se de uma revisão de literatura com características exploratória. Revisão da Literatura: Através da GA, o professor tem condições de oferecer a criança a possibilidade do desenvolvimento global de suas potencialidades e uma ampliação do vocabulário motor. Mas estudos revelam que a justificativa mais comum para explicar a ausência da ginástica na escola é a falta de conhecimento dos professores sobre a modalidade, mais do que o aspecto da falta de materiais e espaço. Considerações Finais: Com isso concluiu-se que apesar da ginástica atualmente estar distante da realidade do ambiente escolar, se inserida nas escolas por um profissional altamente capacitado, trará um benefício imensurável para o desenvolvimento completo do seu aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-05T11:47:36Z No. of bitstreams: 1 21061430.pdf: 1462282 bytes, checksum: f1d8aa759999b297f9f3464709e0b36a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-03-05T11:47:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21061430.pdf: 1462282 bytes, checksum: f1d8aa759999b297f9f3464709e0b36a (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGinástica artísticapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.titleA inserção da ginástica artística no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-06-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21061430.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.