Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5861
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dantas, Renata Aparecida Elias | - |
dc.contributor.author | Villaça, Ully Cristina da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-05T11:47:37Z | - |
dc.date.available | 2015-03-05T11:47:37Z | - |
dc.date.issued | 2014-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5861 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O presente trabalho mostrou que a ginástica artística (GA) é um importante instrumento nas aulas de educação física para o aprimoramento e desenvolvimento motor humano, por ser expressivo componente da cultura corporal e movimento. Apresenta características que possibilitam várias alternativas de movimentos, como rolar, girar, saltar, mudar de posições e de apoios. Objetivo: demonstrar a possibilidade da inserção da ginástica artística como uma modalidade diferenciada no contexto escolar, levantando os benefícios da ginástica no desenvolvimento motor e cognitivo do aluno, e apresentando os pressupostos teóricos e sua proposta pedagógica. Material e Métodos: Esse estudo tratou-se de uma revisão de literatura com características exploratória. Revisão da Literatura: Através da GA, o professor tem condições de oferecer a criança a possibilidade do desenvolvimento global de suas potencialidades e uma ampliação do vocabulário motor. Mas estudos revelam que a justificativa mais comum para explicar a ausência da ginástica na escola é a falta de conhecimento dos professores sobre a modalidade, mais do que o aspecto da falta de materiais e espaço. Considerações Finais: Com isso concluiu-se que apesar da ginástica atualmente estar distante da realidade do ambiente escolar, se inserida nas escolas por um profissional altamente capacitado, trará um benefício imensurável para o desenvolvimento completo do seu aluno. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-05T11:47:36Z No. of bitstreams: 1 21061430.pdf: 1462282 bytes, checksum: f1d8aa759999b297f9f3464709e0b36a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-03-05T11:47:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21061430.pdf: 1462282 bytes, checksum: f1d8aa759999b297f9f3464709e0b36a (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ginástica artística | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.title | A inserção da ginástica artística no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-06 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21061430.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.