Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Celeida B. Garcia Cintra-
dc.contributor.authorPernambuco, Guilherme Arruda-
dc.date.accessioned2015-03-05T11:49:56Z-
dc.date.available2015-03-05T11:49:56Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5862-
dc.description.abstractIntrodução: Esse estudo trata da importância da Educação Física Escolar e suas contribuições no controle da obesidade infantil tendo em vista as melhorias de aprendizagem dos alunos.Objetivo:A pesquisa teve como objetivos apontar a relação da educação física escolar com o controle da obesidade das crianças, numa perspectiva de construir uma prática preventiva à doença. Material e Métodos:O presente estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo. Foram investigados e analisados artigos e trabalhos científicos publicados em periódicos, livros, artigos, teses e dissertações que discutem sobre obesidade, saúde, importância da educação física escolar, além do papel coadjuvante do profissional de educação física relacionado aos objetivos propostos.Revisão da Literatura:As crianças estão se tornando cada vez mais vulneráveis ao excesso de peso em todo o mundo. A estimativa mundial é de que 10% das crianças em idade escolar tenham excesso de peso, sendo que nas Américas esses percentuais ultrapassam 30% (LOBSTEIN, BAUER, UAUY, 2004). De acordo com OMS (2004), como os programas de intervenção ainda têm pouco consenso, a prevenção como estratégia de combate ainda é a melhor alternativa. Os esforços para a prevenção da obesidade na infância são provavelmente mais eficazes quando aplicados de forma direcionada e sistemática. Portanto, nesse contexto, a escola é um importante local onde esse trabalho pode ser realizado, possibilitando a formação de hábitos saudáveis de educação nutricional, segura e contínua, além de estimular o aumento da atividade física diária.Conclusão:Constatamos por meio da pesquisa bibliográfica que é de fundamental importância identificar as causas da obesidade infantil e suas consequências à saúde, buscando os métodos mais adequados para a prevenção e/ou tratamento desta patologia, objetivando a eficiência do controle da obesidade infantil com a prática de atividades físicas e exercícios orientados, numa parceria família e escola. A interação entre família e escola é um fator preponderante para combater a obesidade infantil, assegurando melhor qualidade de vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-05T11:49:55Z No. of bitstreams: 1 21074767.pdf: 1439938 bytes, checksum: 43641ffa2c79002f5d42b29ebf091f41 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-03-05T11:49:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21074767.pdf: 1439938 bytes, checksum: 43641ffa2c79002f5d42b29ebf091f41 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectObesidade infantilpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSucesso do processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleObesidade infantil: intervenção do profissional de Educação Física na prevenção da obesidade e sobrepeso e no sucesso do processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-11-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21074767.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.