Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5872
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDantas, Renata Aparecida Elias-
dc.contributor.authorAraujo, Lair Corrêa de Quadros-
dc.date.accessioned2015-03-05T12:16:33Z-
dc.date.available2015-03-05T12:16:33Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5872-
dc.description.abstractIntrodução: Há uma perspectiva de buscar desenvolver uma dinâmica e reflexão pedagógica na Educação Física, sobre o mundo e o homem no decorrer da história, esporte, lutas, jogos, ginástica e dança entre outros, podendo ser reconhecidos e representados por formas e realidades vividas historicamente pelo homem e culturalmente criadas e desenvolvidas. Objetivo: apontar os efeitos da inclusão da dança em aulas de Educação Física no contexto da escola de ensino fundamental. tendo como foco a importância da dança nas aulas de Educação Física, os benefícios que ela traz ao aluno que a pratica. Materiais e métodos: Esse estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de artigos, caracterizando este trabalho como uma pesquisa de natureza exploratória. Revisão de literatura: A Educação Física tem um significado de grande importância, quanto aos seus paradigmas, pois o formato dinâmico desta sociedade requer dessa área a capacidade de abordar múltiplos conhecimentos produzidos e transmitidos a respeito do corpo. A dança na Educação Física é importante, pois através dela se pode conhecer quais as limitações do corpo em relação ao movimento. Só quando se tiver noção de um ser existente que pensa, sente e age propositalmente, deve-se refletir sobre sua educação que envolve corpo, sentido e ato; o movimento do corpo é muito mais do que sentir e perceber, é o que entrelaça a existência da sensibilidade e a racionalidade que se forma na criação, em que a comunicação, através da dança, expressa a relação humana Considerações finais: A dança aplicada nas aulas de Educação Física proporciona diversos benefícios aos alunos, tais como a melhora do físico, a autoestima, a melhora dos movimentos motores, a flexibilidade, o ritmo, a percepção auditiva, o raciocínio, o comportamento sócio afetivo, a postura e a integração social do aluno em seu ambiente escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-05T12:16:33Z No. of bitstreams: 1 21135838.pdf: 998503 bytes, checksum: 0fbc8ba7fe1d09cedc3657087f54e46b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-03-05T12:16:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21135838.pdf: 998503 bytes, checksum: 0fbc8ba7fe1d09cedc3657087f54e46b (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.titleA dança como instrumento pedagógico das aulas de educação física na escolapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2013-11-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21135838.pdf975,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.