Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5872
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dantas, Renata Aparecida Elias | - |
dc.contributor.author | Araujo, Lair Corrêa de Quadros | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-05T12:16:33Z | - |
dc.date.available | 2015-03-05T12:16:33Z | - |
dc.date.issued | 2013-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5872 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Há uma perspectiva de buscar desenvolver uma dinâmica e reflexão pedagógica na Educação Física, sobre o mundo e o homem no decorrer da história, esporte, lutas, jogos, ginástica e dança entre outros, podendo ser reconhecidos e representados por formas e realidades vividas historicamente pelo homem e culturalmente criadas e desenvolvidas. Objetivo: apontar os efeitos da inclusão da dança em aulas de Educação Física no contexto da escola de ensino fundamental. tendo como foco a importância da dança nas aulas de Educação Física, os benefícios que ela traz ao aluno que a pratica. Materiais e métodos: Esse estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de artigos, caracterizando este trabalho como uma pesquisa de natureza exploratória. Revisão de literatura: A Educação Física tem um significado de grande importância, quanto aos seus paradigmas, pois o formato dinâmico desta sociedade requer dessa área a capacidade de abordar múltiplos conhecimentos produzidos e transmitidos a respeito do corpo. A dança na Educação Física é importante, pois através dela se pode conhecer quais as limitações do corpo em relação ao movimento. Só quando se tiver noção de um ser existente que pensa, sente e age propositalmente, deve-se refletir sobre sua educação que envolve corpo, sentido e ato; o movimento do corpo é muito mais do que sentir e perceber, é o que entrelaça a existência da sensibilidade e a racionalidade que se forma na criação, em que a comunicação, através da dança, expressa a relação humana Considerações finais: A dança aplicada nas aulas de Educação Física proporciona diversos benefícios aos alunos, tais como a melhora do físico, a autoestima, a melhora dos movimentos motores, a flexibilidade, o ritmo, a percepção auditiva, o raciocínio, o comportamento sócio afetivo, a postura e a integração social do aluno em seu ambiente escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-05T12:16:33Z No. of bitstreams: 1 21135838.pdf: 998503 bytes, checksum: 0fbc8ba7fe1d09cedc3657087f54e46b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-03-05T12:16:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21135838.pdf: 998503 bytes, checksum: 0fbc8ba7fe1d09cedc3657087f54e46b (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.title | A dança como instrumento pedagógico das aulas de educação física na escola | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-11 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21135838.pdf | 975.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.