Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5876
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dantas, Renata Aparecida Elias | - |
dc.contributor.author | Vianna, William Alves de Velloso | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-05T12:26:40Z | - |
dc.date.available | 2015-03-05T12:26:40Z | - |
dc.date.issued | 2013-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5876 | - |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: A psicomotricidade é um processo aonde a criança vai adquirindo gradativamente maturidade e conhecendo a si mesma. Pode ser uma ferramenta da educação física de grande importância na educação infantil. O trabalho com o movimento corporal proporciona um amplo desenvolvimento dos elementos da motricidade nas crianças. Os fatores de controle motor do equilíbrio (estático/dinâmico), e da coordenação motora (rudimentar/viso-manual), em conjunto com força, agilidade, velocidade, energia são considerados fatores determinantes do desempenho motor. Os fatores de controle motor (equilíbrio e coordenação) são de particular importância no início da infância, quando a criança começa a obter controle de seus movimentos fundamentais, como a habilidade motora grossa OBJETIVO: verificar o nível do equilíbrio e da coordenação motora rudimentar dos de 3º a 4º ano do ensino fundamental de uma escola particular de Brasília. MATERIAIS E MÉTODOS: A amostra foi composta por 50 crianças 25 meninos e 25 meninas, foram utilizados os testes de equilíbrio e coordenação motora da bateria psicomotora de Fonseca (1995), a análise dos resultados foi executada de forma quantitativa. RESULTADOS: Os resultados obtidos mostraram que os alunos tiveram mais facilidade nos testes de equilíbrio do que de no teste de coordenação motora. CONCLUSÃO: não foi encontrada diferença significativa para comparação por sexo para o teste de coordenação motora e nem para equilíbrio, e foi observado que quanto maior o peso e o IMC mais dificuldade no teste de equílibrio. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-05T12:26:40Z No. of bitstreams: 1 21135977.pdf: 997377 bytes, checksum: 4e93f89554f02f7c073b7b8002e57074 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-03-05T12:26:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21135977.pdf: 997377 bytes, checksum: 4e93f89554f02f7c073b7b8002e57074 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Coordenação motora | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Equilíbrio | pt_BR |
dc.title | Analise da coordenação motora rudimentar e equilibrio em crianças do ensino fundamental de uma escola particular de Brasilia-DF | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-11 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21135977.pdf | 974 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.