Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5876
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDantas, Renata Aparecida Elias-
dc.contributor.authorVianna, William Alves de Velloso-
dc.date.accessioned2015-03-05T12:26:40Z-
dc.date.available2015-03-05T12:26:40Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5876-
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A psicomotricidade é um processo aonde a criança vai adquirindo gradativamente maturidade e conhecendo a si mesma. Pode ser uma ferramenta da educação física de grande importância na educação infantil. O trabalho com o movimento corporal proporciona um amplo desenvolvimento dos elementos da motricidade nas crianças. Os fatores de controle motor do equilíbrio (estático/dinâmico), e da coordenação motora (rudimentar/viso-manual), em conjunto com força, agilidade, velocidade, energia são considerados fatores determinantes do desempenho motor. Os fatores de controle motor (equilíbrio e coordenação) são de particular importância no início da infância, quando a criança começa a obter controle de seus movimentos fundamentais, como a habilidade motora grossa OBJETIVO: verificar o nível do equilíbrio e da coordenação motora rudimentar dos de 3º a 4º ano do ensino fundamental de uma escola particular de Brasília. MATERIAIS E MÉTODOS: A amostra foi composta por 50 crianças 25 meninos e 25 meninas, foram utilizados os testes de equilíbrio e coordenação motora da bateria psicomotora de Fonseca (1995), a análise dos resultados foi executada de forma quantitativa. RESULTADOS: Os resultados obtidos mostraram que os alunos tiveram mais facilidade nos testes de equilíbrio do que de no teste de coordenação motora. CONCLUSÃO: não foi encontrada diferença significativa para comparação por sexo para o teste de coordenação motora e nem para equilíbrio, e foi observado que quanto maior o peso e o IMC mais dificuldade no teste de equílibrio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-05T12:26:40Z No. of bitstreams: 1 21135977.pdf: 997377 bytes, checksum: 4e93f89554f02f7c073b7b8002e57074 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-03-05T12:26:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21135977.pdf: 997377 bytes, checksum: 4e93f89554f02f7c073b7b8002e57074 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCoordenação motorapt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEquilíbriopt_BR
dc.titleAnalise da coordenação motora rudimentar e equilibrio em crianças do ensino fundamental de uma escola particular de Brasilia-DFpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-11-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21135977.pdf974 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.