Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5887
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dantas, Renata Aparecida Elias | - |
dc.contributor.author | Piña, Robinson Esteban Valdes | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-05T13:18:17Z | - |
dc.date.available | 2015-03-05T13:18:17Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5887 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Por meio da pesquisa bibliográfica, pretende-se apontar os benefícios das aulas de educação física para alunos com diabetes mellitus tipo1. Objetivo: Identificar os benefícios da prática de exercícios físicos no controle do DM1 em alunos portadores dessa doença. Além disso, explicar sobre a criança portadora de DM1 e seus reflexos na escola, sobretudo nas aulas de educação física. Materiais e Métodos:Esse estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de artigos, caracterizando este trabalho como uma pesquisa de natureza exploratória, seletiva e interpretativa.Revisão de literatura: O Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma síndrome metabólica caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, devido à falta ou ineficácia da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas endócrino. É uma doença crônica que acomete crianças em fase escolar e requer cuidados especiais para mantê-la controlada. A prática do exercício físico na vida de um diabético é sem dúvida reconhecida como um fator que desempenha um papel fundamental no controle, prevenção e no tratamento dessa doença. Com isso, é importante observar os cuidados e variáveis que influenciam na resposta metabólica no exercício, como também, as recomendações especiais como o exame dos pés, aplicação de insulina e dieta pré e pós exercícios físicos. É papel do professor de educação física intervir, a partir de seus conhecimentos adquiridos sobre o diabetes, sobre possíveis episódios que se manifestarem no aluno com DM1 e tomar as providências necessárias. Portanto, a comunidade escolar deve está interada à respeito dos cuidados particulares que envolvem o aluno diabético. Considerações Finais: Na literatura observou-se que a prática de atividade física é tão importante na vida de um diabético, quanto à administração diária de insulina, assim como seguir uma dieta balanceada. O professor de educação física no ambiente escolar é peça fundamental para propiciar ao aluno diabético melhor qualidade de vida. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-05T13:18:17Z No. of bitstreams: 1 21245433.pdf: 736201 bytes, checksum: 9da15fbf5190a354962ad7a20e07028e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-03-05T13:18:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21245433.pdf: 736201 bytes, checksum: 9da15fbf5190a354962ad7a20e07028e (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Diabetes mellitus tipo 1 | pt_BR |
dc.subject | Benefício do exercício físico | pt_BR |
dc.subject | Aluno diabético | pt_BR |
dc.subject | Diabetes na escola | pt_BR |
dc.title | Benefícios das aulas de educação física em alunos portadores de Diabetes mellitus tipo 1 | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21245433.pdf | 718.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.