Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5887
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDantas, Renata Aparecida Elias-
dc.contributor.authorPiña, Robinson Esteban Valdes-
dc.date.accessioned2015-03-05T13:18:17Z-
dc.date.available2015-03-05T13:18:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5887-
dc.description.abstractIntrodução: Por meio da pesquisa bibliográfica, pretende-se apontar os benefícios das aulas de educação física para alunos com diabetes mellitus tipo1. Objetivo: Identificar os benefícios da prática de exercícios físicos no controle do DM1 em alunos portadores dessa doença. Além disso, explicar sobre a criança portadora de DM1 e seus reflexos na escola, sobretudo nas aulas de educação física. Materiais e Métodos:Esse estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de artigos, caracterizando este trabalho como uma pesquisa de natureza exploratória, seletiva e interpretativa.Revisão de literatura: O Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma síndrome metabólica caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, devido à falta ou ineficácia da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas endócrino. É uma doença crônica que acomete crianças em fase escolar e requer cuidados especiais para mantê-la controlada. A prática do exercício físico na vida de um diabético é sem dúvida reconhecida como um fator que desempenha um papel fundamental no controle, prevenção e no tratamento dessa doença. Com isso, é importante observar os cuidados e variáveis que influenciam na resposta metabólica no exercício, como também, as recomendações especiais como o exame dos pés, aplicação de insulina e dieta pré e pós exercícios físicos. É papel do professor de educação física intervir, a partir de seus conhecimentos adquiridos sobre o diabetes, sobre possíveis episódios que se manifestarem no aluno com DM1 e tomar as providências necessárias. Portanto, a comunidade escolar deve está interada à respeito dos cuidados particulares que envolvem o aluno diabético. Considerações Finais: Na literatura observou-se que a prática de atividade física é tão importante na vida de um diabético, quanto à administração diária de insulina, assim como seguir uma dieta balanceada. O professor de educação física no ambiente escolar é peça fundamental para propiciar ao aluno diabético melhor qualidade de vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-05T13:18:17Z No. of bitstreams: 1 21245433.pdf: 736201 bytes, checksum: 9da15fbf5190a354962ad7a20e07028e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-03-05T13:18:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21245433.pdf: 736201 bytes, checksum: 9da15fbf5190a354962ad7a20e07028e (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiabetes mellitus tipo 1pt_BR
dc.subjectBenefício do exercício físicopt_BR
dc.subjectAluno diabéticopt_BR
dc.subjectDiabetes na escolapt_BR
dc.titleBenefícios das aulas de educação física em alunos portadores de Diabetes mellitus tipo 1pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21245433.pdf718.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.