Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5889
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDantas, Renata Aparecida Elias-
dc.contributor.authorMendes, Marcela Colaço de Lara-
dc.date.accessioned2015-03-05T13:23:46Z-
dc.date.available2015-03-05T13:23:46Z-
dc.date.issued2013-11-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5889-
dc.description.abstractIntrodução: Aproximadamente 30% da população brasileira identifica-se com alguma deficiência, segundo o IBGE. Vindo a atender a necessidade desse público, a legislação brasileira assegura professores especializados e capacitados para promover a integração no ensino regular. Estudos mostram uma deficiência na formação dos professores, mostrando-os despreparados para efetivar a inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar a formação dos professores de Educação Física, da rede pública de ensino de Brasília-DF, para atender alunos que apresentam necessidades especiais nas classes regulares. Material e Métodos: Foram selecionados 31 professores de Educação Física, que atendem alunos que apresentam necessidades especiais nas suas classes regulares. À eles foi aplicado um questionário composto por 10 questões fechadas que visavam investigar o preparo, como obtiveram seus conhecimentos acerca de deficiências e as relações de ensino-aprendizagem. Resultados e discussão: Observou-se que a maior parte dos professores se percebe razoavelmente preparado, correspondendo a 74,2%, enquanto 22,6% se sentem despreparados. Para 45,2% a participação em palestras foi fundamental para esclarecimentos quanto a Educação Física Especial, enquanto 29% consideraram a especialização mais importante e 22,6% a graduação. Considerações Finais: Pode-se observar a necessidade de programas de capacitação que esclareçam sobre as deficiências mais comuns nas escolas e maior conscientização desses educadores quanto ao aprimoramento de suas práticas educacionais, a fim de promover a inclusão das crianças com necessidades especiais no ensino regular.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-05T13:23:46Z No. of bitstreams: 1 21246945.pdf: 6207405 bytes, checksum: aef54738c9e7a9b50b9ec34371e2288b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-03-05T13:23:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21246945.pdf: 6207405 bytes, checksum: aef54738c9e7a9b50b9ec34371e2288b (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectNecessidade especialpt_BR
dc.titlePercepção do professor de educação física sobre sua competência para atender alunos com necessidades especiais no ensino regularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-11-19-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21246945.pdf6.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.