Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5893
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Sérgio Adriano | - |
dc.contributor.author | Silva, Vitor Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-05T13:40:11Z | - |
dc.date.available | 2015-03-05T13:40:11Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5893 | - |
dc.description.abstract | Introdução: No contexto escolar, a prática da educação motora tem influência no desenvolvimento de crianças com dificuldades escolares, como problema de atenção, leitura, escrita, cálculo e socialização. Ao conquistar um bom controle motor, a criança estará construindo as noções básicas para o seu desenvolvimento intelectual. Por isso, proporcionar o maior número de experiências motoras e psicossociais às crianças, pode prevenir que estas apresentem comprometimento de habilidades escolares. Objetivo: Analisar pesquisas sobre desenvolvimento integral, conceituando a Educação Física Escolar (EFE), Infância, Desenvolvimento Integral (motor, cognitivo, social e afetivo) e a relação da Educação Infantil com o Desenvolvimento Integral. Materiais e Métodos: Este estudo constitui-se de uma revisão de literatura no período entre 1970 e 2012, no qual foi realizada consulta à artigos científicos selecionados através de busca no banco de dados de revistas eletrônicas tais como, Scielo, Revista Brasileira Ciência e Movimento e FIEP. Revisão da Literatura: A infância é um período onde a criança se encontra em constante transformação e adaptação, o que possibilita uma sequência de aprendizado tanto na parte motora como no cognitivo. Tendo essa vasta possibilidade de aprendizado como base, é primordial que a Educação Física Escolar faça parte desse processo, pois é na escola que a criança irá vivenciar diversas situações que lhe permitirão aprender e aperfeiçoar suas habilidades motoras, afetivas, sócias e cognitivas. O aprendizado motor está fortemente vinculado ao desenvolvimento intelectual, formando um trabalho sequenciado, o que possibilita uma formação integral, sem danos à aprendizagem escolar. Considerações Finais: Os dados gerais do estudo apontam para uma situação teoricamente bem fundamentada, onde os conceitos e meios para desenvolver de forma integral os escolares encontram-se fortemente estabelecidos, mas que na prática ainda não está completamente compatível com a literatura, porém, se houver aquisição de conhecimento por parte dos profissionais de educação física juntamente com intervenção dos pais, os problemas encontrados no processo de aprendizagem poderão ser amenizados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-05T13:40:11Z No. of bitstreams: 1 21365799.pdf: 398319 bytes, checksum: eafd9b1265be1842fe148d6e337613f1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-03-05T13:40:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21365799.pdf: 398319 bytes, checksum: eafd9b1265be1842fe148d6e337613f1 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.title | O impacto da educação física no processo de aprendizagem de alunos da educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-11-04 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21365799.pdf | 388.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools