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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6164
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Bizerril Neto, José | - |
dc.contributor.author | Prieto, Érica Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-06T18:40:47Z | - |
dc.date.available | 2015-04-06T18:40:47Z | - |
dc.date.issued | 2014-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6164 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investigou as relações de gênero no contexto escolar com o objetivo de compreender de que maneira o espaço escolar intervém na identidade de gênero do/a aluno/a, contribuindo ou não para a manutenção das hierarquias de gênero. Com base no conceito de gênero na concepção da teoria feminista desenvolvida por Joan Scott (1995), dentro de uma perspectiva analítica em contraposição a uma abordagem meramente descritiva. Articula-se essa ideia ao referencial teórico da teoria da subjetividade (GONZÁLEZ REY, 1997, 2005, 2007), a partir de uma perspectiva histórico-cultural, apoiada na Epistemologia Qualitativa (GONZÁLEZ REY, 1997, 2005). A pesquisa foi realizada com alunos e alunas de uma escola pública do DF. Envolveu dinâmicas conversacionais, complemento de frases e a realização de desenhos. A construção da informação realizada no curso da pesquisa indicou que a escola participa nos processos de reprodução do modelo binário de gênero, visto que as questões de gênero não são abordadas dentro desse espaço e a reprodução desse modelo acaba ocorrendo, na maioria das vezes, de forma natural, embora alguns alunos/as tenham produzido, a partir de suas vivências pessoais, novos sentidos subjetivos em relação ao ser menina/o. O estudo também indicou a necessidade de se trabalhar questões de gênero dentro do ambiente escolar com os diferentes atores que participam desse contexto, dada a influência que a escola exerce na construção dos gêneros. Destaca-se também a necessidade de realização de novas pesquisas acerca dessa temática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-04-06T18:40:47Z No. of bitstreams: 1 21019584.pdf: 1102752 bytes, checksum: 34d1879e6daf4281b19327acfd43d323 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Gênero e subjetividade no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-12 | - |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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