Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6164
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBizerril Neto, José-
dc.contributor.authorPrieto, Érica Andrade-
dc.date.accessioned2015-04-06T18:40:47Z-
dc.date.available2015-04-06T18:40:47Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6164-
dc.description.abstractEste trabalho investigou as relações de gênero no contexto escolar com o objetivo de compreender de que maneira o espaço escolar intervém na identidade de gênero do/a aluno/a, contribuindo ou não para a manutenção das hierarquias de gênero. Com base no conceito de gênero na concepção da teoria feminista desenvolvida por Joan Scott (1995), dentro de uma perspectiva analítica em contraposição a uma abordagem meramente descritiva. Articula-se essa ideia ao referencial teórico da teoria da subjetividade (GONZÁLEZ REY, 1997, 2005, 2007), a partir de uma perspectiva histórico-cultural, apoiada na Epistemologia Qualitativa (GONZÁLEZ REY, 1997, 2005). A pesquisa foi realizada com alunos e alunas de uma escola pública do DF. Envolveu dinâmicas conversacionais, complemento de frases e a realização de desenhos. A construção da informação realizada no curso da pesquisa indicou que a escola participa nos processos de reprodução do modelo binário de gênero, visto que as questões de gênero não são abordadas dentro desse espaço e a reprodução desse modelo acaba ocorrendo, na maioria das vezes, de forma natural, embora alguns alunos/as tenham produzido, a partir de suas vivências pessoais, novos sentidos subjetivos em relação ao ser menina/o. O estudo também indicou a necessidade de se trabalhar questões de gênero dentro do ambiente escolar com os diferentes atores que participam desse contexto, dada a influência que a escola exerce na construção dos gêneros. Destaca-se também a necessidade de realização de novas pesquisas acerca dessa temática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-04-06T18:40:47Z No. of bitstreams: 1 21019584.pdf: 1102752 bytes, checksum: 34d1879e6daf4281b19327acfd43d323 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-06T18:40:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21019584.pdf: 1102752 bytes, checksum: 34d1879e6daf4281b19327acfd43d323 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleGênero e subjetividade no contexto escolarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2014-12-
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21019584.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.