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dc.contributor.advisorVelloso, Mônica Soares-
dc.contributor.authorSousa, Naiara Caroline dos Santos-
dc.date.accessioned2015-04-29T18:06:42Z-
dc.date.available2015-04-29T18:06:42Z-
dc.date.issued2013-07-02-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6350-
dc.description.abstractA inserção da bicicleta no cenário brasileiro tem sido um processo lento. As dificuldades encontradas em relação à existência de infraestrutura para utilização deste modal são históricas devido à prioridade do uso do espaço urbano das cidades, onde o transporte motorizado, principalmente o particular, tem recebido atendimento preferencial por parte das autoridades. As atividades de transporte e mobilidade, em todas as suas dimensões, constituem setores que produzem fortes impactos no meio ambiente, tanto diretamente - pela emissão de poluentes ou pelo efeito de congestionamentos, quanto indiretamente - ao servir como fundamental elemento indutor do desenvolvimento econômico e urbano, afirma o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo. Neste cenário, a bicicleta é considerada um meio de transporte ambientalmente sustentável, pois não coloca a saúde pública ou o ecossistema em risco. No Brasil, apesar da escassez de ciclovias, o uso da bicicleta como meio de transporte não é insignificante, uma vez que o país figura como o terceiro maior produtor mundial de bicicletas, ficando atrás apenas da China e da Índia. Dentro dessa ótica, a bicicleta deveria ser considerada como elemento integrante da visão do meio urbano brasileiro. No Distrito Federal, unidade de federação escolhida para a realização do presente estudo, o governo local tem promovido avanços significativos na construção de ciclovias ao longo dos últimos anos. No entanto, percebeu-se que a cidade de Águas Claras, parte integrante do DF, não foi contemplada com projetos cicloviários, apesar da sua vocação natural para absorver demandas alternativas de transportes. O estudo buscou entender a motivação que induziria o uso de bicicleta na região, para sugerir a necessidade de construção de infraestrutura para seu atendimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-04-29T18:06:42Z No. of bitstreams: 1 20886304.pdf: 2776666 bytes, checksum: e3ede5f5931f8bd837fc893098e0f99b (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBicicletapt_BR
dc.subjectCicloviapt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleMobilidade urbana por bicicleta na cidade de Águas Claras Distrito Federalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-04-29-
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