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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6350
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Velloso, Mônica Soares | - |
dc.contributor.author | Sousa, Naiara Caroline dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-29T18:06:42Z | - |
dc.date.available | 2015-04-29T18:06:42Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6350 | - |
dc.description.abstract | A inserção da bicicleta no cenário brasileiro tem sido um processo lento. As dificuldades encontradas em relação à existência de infraestrutura para utilização deste modal são históricas devido à prioridade do uso do espaço urbano das cidades, onde o transporte motorizado, principalmente o particular, tem recebido atendimento preferencial por parte das autoridades. As atividades de transporte e mobilidade, em todas as suas dimensões, constituem setores que produzem fortes impactos no meio ambiente, tanto diretamente - pela emissão de poluentes ou pelo efeito de congestionamentos, quanto indiretamente - ao servir como fundamental elemento indutor do desenvolvimento econômico e urbano, afirma o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo. Neste cenário, a bicicleta é considerada um meio de transporte ambientalmente sustentável, pois não coloca a saúde pública ou o ecossistema em risco. No Brasil, apesar da escassez de ciclovias, o uso da bicicleta como meio de transporte não é insignificante, uma vez que o país figura como o terceiro maior produtor mundial de bicicletas, ficando atrás apenas da China e da Índia. Dentro dessa ótica, a bicicleta deveria ser considerada como elemento integrante da visão do meio urbano brasileiro. No Distrito Federal, unidade de federação escolhida para a realização do presente estudo, o governo local tem promovido avanços significativos na construção de ciclovias ao longo dos últimos anos. No entanto, percebeu-se que a cidade de Águas Claras, parte integrante do DF, não foi contemplada com projetos cicloviários, apesar da sua vocação natural para absorver demandas alternativas de transportes. O estudo buscou entender a motivação que induziria o uso de bicicleta na região, para sugerir a necessidade de construção de infraestrutura para seu atendimento. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-04-29T18:06:42Z No. of bitstreams: 1 20886304.pdf: 2776666 bytes, checksum: e3ede5f5931f8bd837fc893098e0f99b (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Bicicleta | pt_BR |
dc.subject | Ciclovia | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Mobilidade urbana por bicicleta na cidade de Águas Claras Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-04-29 | - |
Appears in Collections: | ECI - Graduação |
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