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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6381
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Bueno, Maruska Tatiana Nascimento da Silva | - |
dc.contributor.author | Curvo, Filipe de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-30T11:52:19Z | - |
dc.date.available | 2015-04-30T11:52:19Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6381 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista o grande avanço na área da construção civil e o número elevado da geração de resíduos deste setor, o trabalho a seguir propõe a reutilização desses resíduos de forma a amenizar os impactos causados pela não destinação dos mesmos. Uma das formas da reutilização é como agregados reciclados para confecção de um novo concreto. Sendo assim, os resíduos que interessam na pesquisa são os ditos “cinzas”, provenientes de demolição das estruturas de concreto armado. Propõe-se a utilização destes agregados reciclados na confecção de um traço aplicado a pavimentos rígidos, tendo em vista os benefícios deste tipo de pavimento quando comparado ao pavimento flexível, inclusive benefícios voltados à sustentabilidade, como a maior autonomia dos veículos. Com essa especificidade, serão analisados os traços criados por NOGUEIRA (2013) e MEDEIROS (2014) verificando se todos os requisitos para a utilização de RCD como agregado é viável. Constatou-se que as principais características são sim atendidas, como, por exemplo, a resistência à tração na compressão, que chegou aos 4,83 MPa, enquanto o que normalmente é solicitado em projeto é a resistência de 4 ou 4,5 MPa. Para a análise de viabilidade financeira, uma composição retirada do Sistema de Custos Rodoviários do DNIT e os preços dos agregados miúdo e graúdo foram substituídos pelos preços dos agregados, e o resultado foi o aumento de 2,42%, o que não impede a sua utilização, tendo em vista os benefícios que sua utilização traria. Evidentemente se faz necessário a criação de um traço próprio para pavimentos rígidos para que, não só as resistências, mas também outros parâmetros como o abatimento e o teor de cimento sejam atendidos conforme as normas regentes deste tipo de pavimento. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-04-30T11:52:19Z No. of bitstreams: 1 20966403.pdf: 1405370 bytes, checksum: 4ea12a37a8927e78631305680e7299ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-30T11:52:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20966403.pdf: 1405370 bytes, checksum: 4ea12a37a8927e78631305680e7299ed (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Concreto | pt_BR |
dc.subject | RCD | pt_BR |
dc.subject | Pavimento rígido | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Estudo da viabilidade técnica/econômica da utilização de RCD como agregados aplicados a pavimentos rígidos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-04-30 | - |
Appears in Collections: | ECI - Graduação |
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