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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6387
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Velloso, Mônica Soares | - |
dc.contributor.author | Marques, Daniel Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-30T12:10:15Z | - |
dc.date.available | 2015-04-30T12:10:15Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6387 | - |
dc.description.abstract | As cidades passam por uma prova de sustentabilidade no século XXI. O aumento da população urbana conjugado com o aumento da frota de automóveis nas últimas décadas aumentou o congestionamento e o número de acidentes dentro das cidades. Ao mesmo tempo, negligenciou-se o transporte coletivo na maior parte do mundo, principalmente, nos países em desenvolvimento, como o Brasil. É importante notar que o transporte molda a cidade assim como a cidade molda o transporte. Para isso, estudos de caso são reveladores. Copenhagen, mesmo depois da fabricação em série de carros, conseguiu moldar a cidade utilizando o transporte coletivo como o direcionamento de sua expansão e hoje é um exemplo de mobilidade urbana. Brasília, uma cidade setorizada e rodoviarista, está apenas iniciando a melhoria da mobilidade urbana por meio do investimento no transporte público coletivo. As duas cidades surgiram e se desenvolveram em contextos diferentes, mas utilizaram e estão utilizando o planejamento de transportes como parte fundamental do planejamento urbano. Atualmente, um caminho promissor para a redução dos congestionamentos e do número de acidentes de trânsito é o desincentivo aos carros particulares e o incentivo ao transporte coletivo. É importante que ambos aconteçam ao mesmo tempo para que a transição seja benéfica e não prejudique mais que ajude. Para que isso aconteça, a qualidade, frequência, diversidade e eficiência do transporte público coletivo devem aumentar, assim como o número de vias e estacionamentos para carros deve crescer em proporções menores que as atuais. O uso do solo deve ser um aliado do planejamento de transportes e as políticas públicas devem convergir para o mesmo objetivo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-04-30T12:10:15Z No. of bitstreams: 1 21042827.pdf: 1806774 bytes, checksum: f7739872bb755b5e69f23275e47786cb (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Transporte | pt_BR |
dc.subject | Urbano | pt_BR |
dc.subject | Coletivo | pt_BR |
dc.subject | Carro | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Planejamento de transportes como princípio fundamental do planejamento urbano | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-04-30 | - |
Appears in Collections: | ECI - Graduação |
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