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dc.contributor.advisorAlves, Sergio Henrique de Souza-
dc.contributor.authorGomes, Maria Suênia de Medeiros-
dc.date.accessioned2015-05-06T11:53:40Z-
dc.date.available2015-05-06T11:53:40Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.citationGOMES, Maria Suênia de Medeiros. Influência do grupo educativo sobre a qualidade de vida dos idosos diabéticos de uma unidade básica de saúde do DF. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6536-
dc.description.abstractNo cenário atual o Brasil configura-se como uma nação de “cabelos brancos”. Brasília apesar dos 54 anos, apresenta uma significativa parcela da população com mais de 60 anos e problemas crônicos, devido às consequências da Diabetes Mellitus (DM) Tipo 2 e outro aspectos inerentes à modernidade. No âmbito da administração pública do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde instituiu na unidade básica de saúde - UBS, grupos educativos para auxiliar idosos diabéticos a enfrentar os desafios decorrentes da enfermidade. A intervenção em grupo proporciona um enfoque interdisciplinar nas questões articuladas com a Diabetes Mellitus e o envelhecimento, permitindo ao idoso diabético falar sobre o temor do ridículo, das complicações com a diabetes, medo da impotência sexual e receio da morte. A integração dos pacientes em grupos educativos reduz a ansiedade, vergonha, depressão, culpa, rejeição e solidão, ao estimular uma mudança de estilo de vida para escolhas saudáveis. O objetivo dessa pesquisa foi compreender e avaliar a influência das atividades desenvolvidas no grupo educativo, sobre a qualidade de vida dos pacientes idosos diabéticos de uma unidade básica de saúde do DF. O método utilizado foi de observação participativa no grupo educativo e os resultados foram avaliados por meio dos depoimentos transcritos e pelo instrumento quantitativo para avaliação de qualidade de vida (QV) abreviado, questionário WHOQOL-bref, desenvolvido pela World Health Organization. Os depoimentos revelaram que o idoso diabético considera que o grupo educativo contribui para uma melhor qualidade de vida. Os dados quantitativos demonstraram a melhoria da Qualidade de Vida dos idosos diabéticos que participavam das atividades da UBS - DF. Presume-se que se capacitar para aprender a respeito do manejo da diabetes no grupo educativo, para agir de forma independente e autônoma, pode conferir sentido e dignidade à desejabilidade do idoso diabético por “querer viver”. Assim, receber o encorajamento e apoio dos frequentadores do grupo para comprometer-se com a melhoria da qualidade de vida constitui um fator de prolongamento existencial, e pode influenciar no processo de tratamento e na gestão da diabetes. Destaca-se também, a necessidade de direcionar recursos da saúde pública para educação continuada desses grupos, além de incentivos para que profissionais da psicologia possam realizar pesquisas sobre as necessidades sociais desse segmento populacional, contribuindo com novas intervenções para o processo psicológico do envelhecimento, atuação em processos de trabalhos democráticos e de acolhimento ao idoso diabético no Distrito Federal, criando oportunidades para outras realidades e melhorias da qualidade de vida do idoso diabético de Brasília, tornando os grupos educativos em componentes da política pública da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-05-06T11:53:40Z No. of bitstreams: 1 61200821.pdf: 2013940 bytes, checksum: 1d3f017b6db79349a7f705dd5e618ad0 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectDiabetespt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectGrupo educativopt_BR
dc.titleInfluência do grupo educativo sobre a qualidade de vida dos idosos diabéticos de uma unidade básica de saúde do DFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2014-12-
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