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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6540
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Madureira, Ana Flávia do Amaral | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Carmi Machado | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-06T12:07:13Z | - |
dc.date.available | 2015-05-06T12:07:13Z | - |
dc.date.issued | 2014-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6540 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi realizada em duas escolas públicas municipais de Ensino Fundamental I, localizadas no Distrito Jardim do Ingá, em Luziânia-Goiás. Para esta pesquisa, que focalizou o preconceito étnico-racial e de classe social no contexto escolar, foi utilizada uma metodologia de investigação qualitativa mediante a realização de entrevistas individuais semiestruturadas e observações diretas, em sala de aula. Apresenta como referencial teórico a psicologia sociocultural e situa-se nas fronteiras entre a psicologia escolar e a psicologia social. O objetivo foi analisar o discurso do professor e sua prática em sala de aula em relação às práticas discriminatórias, em termos étnico-raciais e de classe social. A análise das entrevistas revelou que, de alguma maneira, todas as pessoas são preconceituosas. Os resultados das observações levaram a inferir que, nas relações professor(a)-aluno(a), as representações sociais em sala de aula estão carregadas de preconceitos em nome da ordem e da disciplina. Os cursos de formação continuada são oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Luziânia em forma de palestras e o tema diversidade étnico-racial e de classe social não consta como temática a ser abordada. Conclui-se que as práticas discriminatórias fomentam o desinteresse do(a) aluno(a) pelas atividades em sala de aula, distanciando o(a) aluno(a) das interações sociais com o(a) professor(a). É importante que temas relativos à diversidade sejam contemplados nos cursos de formação continuada dos(as) professores(as), a fim de promover reflexões críticas sobre as práticas pedagógicas, bem como de colaborar com a construção de uma escola crítica e reflexiva que valorize, efetivamente, a diversidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-05-06T12:07:13Z No. of bitstreams: 1 61200909.pdf: 1460610 bytes, checksum: d0e8a8fae27c9e36de3f399423e2c6d1 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Diversidade étnico-racial e de classe social | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.title | Diversidade étnico-racial e desigualdade social no contexto escolar: a questão do preconceito na formação continuada de professores(as) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-05-06 | - |
Appears in Collections: | PSI - Mestrado |
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