Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6543
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTunes, Elizabeth-
dc.contributor.authorMoreira, Denise Lima-
dc.date.accessioned2015-05-06T12:14:47Z-
dc.date.available2015-05-06T12:14:47Z-
dc.date.issued2014-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6543-
dc.description.abstractO presente trabalho discorre sobre as bases que sustentam a origem da ideia de dificuldade de aprendizagem. Emblemática, a dificuldade de aprendizagem converge todos os olhares para o aluno e busca no diagnóstico uma explicação para a sintomatologia. Quando a escola indica o aluno como o único responsável pela dificuldade para aprender, ela se esquiva de sua responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem. Com o intuito de compreender o cenário que dá forma a essa expressão, procedemos a um exame de textos da literatura acadêmica que tratam do assunto. Verificamos divergências quanto ao entendimento do significado de dificuldade de aprendizagem, divergências essas que repercutem nas ações pedagógicas. A partir daí, fomos a campo para buscar apreender como alguns profissionais aplicavam essa ideia na realização de seu trabalho. Contamos com a participação de especialistas na área de educação, coordenadores pedagógicos e psicopedagogos clínicos. O que constatamos foi o emprego aleatório da ideia, abrangendo todo aluno que não responde satisfatoriamente às práticas educativas impostas. Essa generalização irrefletida proporcionou a emergência de uma cultura da prática do diagnóstico e a mantém viva. A análise dos discursos dos entrevistados e de todo o material bibliográfico foi feita sob a luz da teoria histórico–cultural de Vigotski que critica veementemente a ideia de dificuldade de aprendizagem admitindo, em seu lugar, a existência de diversidade de modos de desenvolvimento psicológico. Concluímos que, na verdade, a ideia de dificuldade de aprendizagem torna-se possível em função de um modo particular de organização da escola contemporânea, que tem como característica a educação bancária.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-05-06T12:14:47Z No. of bitstreams: 1 61200943.pdf: 739780 bytes, checksum: 1659d7f9f085516c2209c2f45b045755 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-06T12:14:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61200943.pdf: 739780 bytes, checksum: 1659d7f9f085516c2209c2f45b045755 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação bancáriapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicológicopt_BR
dc.subjectTeoria histórico-cultural de Vygotskypt_BR
dc.titleDificuldade de aprendizagem: um conceito oriundo da educação bancáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2015-05-06-
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61200943.pdf722.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.