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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6543
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Tunes, Elizabeth | - |
dc.contributor.author | Moreira, Denise Lima | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-06T12:14:47Z | - |
dc.date.available | 2015-05-06T12:14:47Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6543 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho discorre sobre as bases que sustentam a origem da ideia de dificuldade de aprendizagem. Emblemática, a dificuldade de aprendizagem converge todos os olhares para o aluno e busca no diagnóstico uma explicação para a sintomatologia. Quando a escola indica o aluno como o único responsável pela dificuldade para aprender, ela se esquiva de sua responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem. Com o intuito de compreender o cenário que dá forma a essa expressão, procedemos a um exame de textos da literatura acadêmica que tratam do assunto. Verificamos divergências quanto ao entendimento do significado de dificuldade de aprendizagem, divergências essas que repercutem nas ações pedagógicas. A partir daí, fomos a campo para buscar apreender como alguns profissionais aplicavam essa ideia na realização de seu trabalho. Contamos com a participação de especialistas na área de educação, coordenadores pedagógicos e psicopedagogos clínicos. O que constatamos foi o emprego aleatório da ideia, abrangendo todo aluno que não responde satisfatoriamente às práticas educativas impostas. Essa generalização irrefletida proporcionou a emergência de uma cultura da prática do diagnóstico e a mantém viva. A análise dos discursos dos entrevistados e de todo o material bibliográfico foi feita sob a luz da teoria histórico–cultural de Vigotski que critica veementemente a ideia de dificuldade de aprendizagem admitindo, em seu lugar, a existência de diversidade de modos de desenvolvimento psicológico. Concluímos que, na verdade, a ideia de dificuldade de aprendizagem torna-se possível em função de um modo particular de organização da escola contemporânea, que tem como característica a educação bancária. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-05-06T12:14:47Z No. of bitstreams: 1 61200943.pdf: 739780 bytes, checksum: 1659d7f9f085516c2209c2f45b045755 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação bancária | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento psicológico | pt_BR |
dc.subject | Teoria histórico-cultural de Vygotsky | pt_BR |
dc.title | Dificuldade de aprendizagem: um conceito oriundo da educação bancária | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-05-06 | - |
Appears in Collections: | PSI - Mestrado |
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