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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorMaia, Dalvina Carvalho-
dc.contributor.authorNogueira, Maria Rita Alves-
dc.contributor.authorCoelho, Diva Mesquita de Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Ecy Oliveira da-
dc.date.accessioned2015-06-11T18:43:02Z-
dc.date.available2015-06-11T18:43:02Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6580-
dc.description.abstractEste trabalho visou verificar as contribuições que a escola pode oferecer aos alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais - PNEE’s, no convívio familiar, como também na convivência com os amigos e colegas. Objetivou, ainda, compreender as conseqüências do trabalho da escola para a vida em comunidade; levantar os benefícios do trabalho escolar para a formação de hábitos e atitudes dos alunos inclusivos, bem como verificar se os conhecimentos formais contribuíram para o convívio social. A abordagem utilizada em um estudo de caso foi a qualitativa. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista com quatro mães de alunos PNEE’s matriculados nas unidades públicas de ensino do DF (Ceilândia, Taguatinga, Santa Maria, Gama) . Os dados levantados foram organizados nas seguintes categorias: Tempo de atendimento das crianças PNEE’s em turmas inclusivas; o comportamento antes e depois da inclusão do PNEE’s; Socialização nos vários segmentos da sociedade que costuma freqüentar; Comportamento no convívio escolar; Contribuições e melhorias na formação de conhecimentos, hábitos e atitudes; e Contribuição da escola para lidar com o PNEE’s. O estudo sobre este tema permitiu conhecer um pouco do resultado que a inclusão traz aos PNEE’s para uma convivência mais saudável para todos. A pesquisa aproximou as pesquisadoras da realidade vivida pelos PNEE’s através de suas mães, com seus relatos de experiências, na sua simplicidade, às vezes carregada de emoções ao se referirem sobre os avanços obtidos por seus filhos, em meio às suas limitações. Pode-se perceber que todo desenvolvimento apresentado por esses alunos é de grande valor para os pais e seus familiares. Vale ressaltar a importância da escola que é a mola propulsora dos meios para que ocorra efetivamente à inclusão, com parceria família e sociedade, para abrir caminhos e estimular o PNEE' a prosseguir nesta busca de conhecimento para uma melhor qualidade de vida. A escola por si só não pode ser a única responsável por todas as transformações sociais, mas é peça fundamental na construção de uma nova perspectiva de vida. Melhorias comportamentais, avanços na socialização, conhecimentos adquiridos são resultados do trabalho que as escolas estão realizando.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T18:43:02Z No. of bitstreams: 1 40251884.pdf: 227792 bytes, checksum: 6e2982c43abf19b4599a464882076ceb (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleInclusão escolar e sua contribuição para o convívio socialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
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