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dc.contributor.advisorXavier, Odiva Silva-
dc.contributor.authorTavares, Antônia de Souza Ribeiro-
dc.contributor.authorVieira, Maria Betânia Mundim Rios-
dc.date.accessioned2015-06-11T19:09:28Z-
dc.date.available2015-06-11T19:09:28Z-
dc.date.issued2006-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6586-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo relatar experiências pedagógicas que buscaram investigar a importância da literatura infantil na formação de valores humanos, como respeito, solidariedade, gratidão, justiça, amizade, cooperação e outros, imprescindíveis para a convivência em uma sociedade democrática e pluralista. Todos esses valores estão contidos, de forma clara ou implícita, nas histórias que são lidas e contadas para as crianças desde tenra idade. Essas histórias funcionam também como válvula de escape e permitem que a criança vivencie seus problemas psicológicos de modo simbólico, ajudando a formar sua personalidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em duas turmas de 2ª série do Ensino Fundamental, em escolas situadas em Planaltina - DF, servindo-se do relato de experiências elaborado a partir de dados coletados por meio da observação dos alunos e da entrevista com professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Inicialmente fez-se uma pesquisa teórica da qual foram extraídos os principais conceitos e abordagens relativos à formação de valores humanos por meio da literatura infantil. Assim, com base no referencial teórico e no trabalho realizado em sala de aula, utilizando-se de contos, fábulas e histórias infantis, durante quatro semanas, pôde ser observado que os alunos antes não conseguiam conversar, gritavam muito e se agrediam física e verbalmente, agora apresentam atitudes de respeito na resolução de conflitos, posicionando-se de forma mais crítica e responsável nas situações do dia-a-dia. Das entrevistas com os professores, pôde-se evidenciar que esses profissionais não se preocupam em explorar a literatura infantil como recurso para a formação de valores humanos, não tendo eles mesmos, o hábito de leitura. Conclui-se diante dos resultados obtidos, mesmo em um curto período de tempo, que a literatura infantil é um rico filão para se trabalhar os valores humanos na educação escolar, uma vez que, aprender a ser cidadão ou cidadã é, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça e não-violência desde a infância. È aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com uma vivência melhor na sala de aula, na escola, na comunidade, na sociedade maior e no mundo, porque cada pessoa é parte do universo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T19:09:28Z No. of bitstreams: 1 40250889.pdf: 211371 bytes, checksum: b8ef28363326676363fade2a0aece522 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectValor humanopt_BR
dc.subjectAtitudept_BR
dc.titleA contribuição da literatura infantil para a formação de valores humanospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-06-
Appears in Collections:PSI - Graduação

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